Publicada em 13 de Março de 2014 �s 15h15
Representantes de órgãos do Governo do Estado do Piauí e do município de Teresina estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (13), na Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), com o fim de traçar estratégias para o desenvolvimento de uma ação conjunta no Bairro Promorar. O objetivo é fazer chegar, de forma mais efetiva, os serviços públicos nas vilas que fazem o entorno do Promorar.
No próximo sábado (15), a partir das 15h, os representantes do poder público estarão no Colégio Domício Magalhães, no Promorar, para apresentar uma proposta de atuação à comunidade local e ouvir dela sugestões e reivindicações para otimizar a implementação dos serviços. A secretária da Sasc, Mary Santos, destacou a importância de somar esforços, congregando parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil, para que a juventude do bairro tenha mais oportunidades.
A professora Zita Villar, coordenadora de Enfrentamento às Drogas do Piauí, ressaltou que o problema da violência e do uso de drogas na região do Promorar é muito mais sério do que se tem conhecimento. Segundo o que apurou, existe uma rivalidade entre as vilas, sendo que os jovens de uma vila não podem circular tranquilamente pela outra. O agravante é que essas vilas são muito próximas umas das outras, separadas apenas por ruas.
De acordo com a representante da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Teresa Cristina Moura Costa, “a violência está impedindo que as pessoas cheguem até os serviços e estes cheguem à população. Segundo ela, o jovem quer participar, mas está sendo impedido pelo medo da violência. Na reunião, saíram propostas sobre que serviço cada órgão pode oferecer, atendendo a critérios de permanência e descentralização, para que sejam levados às diversas vilas da região do Promorar e, assim, toda a comunidade possa ter acesso”, ressaltou.