Uma comissão de deputados, liderada pelo presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), recebeu hoje (12) representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí. Os policiais querem estabelecer mudanças no projeto que estaria em construção sobre o reajuste de salários e reorganização dos quadros da Polícia.
Na reunião, que também contou com a participação dos deputados Marden Meneses (PSDB), Evaldo Gomes (PTC), Flávio Nogueira Júnior (PDT) e Chico Ramos (PSB), ficou estabelecido um prazo de 10 dias para que a Assembleia faça a intermediação de um acordo entre a categoria e Poder Executivo.
“Isso é uma coisa que primeiro temos que tratar com o secretário de Segurança, depois com o de Administração e o de Fazenda, pra chegarmos ao governador com um projeto definido, o governador é quem dá a palavra final, vamos fazer o máximo pra os entendimentos”, afirmou Themístocles Filho. Segundo o presidente da Assembleia o secretário Robert Rios é um secretário acessível e que o entendimento pode ser possível com a participação dos parlamentares. Também esteve presente na reunião o líder do Govenro na Casa, deputado Ismar Marques (PSB).
O deputado Marden Meneses foi responsável pela intermediação da reunião entre os parlamentares e o Sindicato. Segundo ele os policiais estão apreensivos com alguns pontos do projeto que segundo eles representam retrocesso na organização de suas carreira. Segundo o deputado Flávio Nogueira a Assembleia se comprometeu em levar todas questões ao Governo e até o dia 22 um projeto que possa contemplar os policiais e que seja possível para o Estado deve ser apresentado.
AUDIÊNCIA - O policial Gerson de Assis, que participou da reunião, informou que ainda não há nenhum projeto concreto, mas que a categoria soube de rumores e por isso procurou ajuda dos deputados para que os agentes da polícia civil sejam ouvidos. "Não temos nada de concreto, mas como todo rumor tem um fundamento queremos evitar que um projeto venha a ser apresentado sem que a categoria seja ouvida", explicou. Os policiais querem a realizçaão de uma audiência pública para debater a questão da Segurança e uma Lei Orgânica para a estruturação da Polícia Civil.
"Então se dentro deste prazo que estabelecemos aqui com os deputados nada mudar, vamos pedir a realização dessa audiência", explicou Gerson. Uma das reivindicações da categoria é de que o salário do agente policial passe a ser de 50% do salário do delegado, hoje corresponde a 22%, o que segundo o Sindicato, em alguns casos, chega a ser bem menos do que o valor de Imposto de Renda descontado no salário dos delegados.