O Tribunal Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião com representantes das forças policiais que atuarão no Plano de Segurança das Eleições Gerais de 2018. O Piauí é o estado em que mais municípios receberão tropas federais durante o pleito.
De acordo com o TRE, o plano de segurança é formado por 4. 496 policiais federais, civis e militares. O órgão determinou o envio de tropas para 114 municípios e deve analisar nos próximos dias mais 24 pedidos de municípios piauienses pertencentes à 5ª, 11ª, 13ª, 14ª, 40ª, 57ª e 83ª Zonas Eleitorais.
A definição do quantitativo das tropas é de competência do Ministério da Defesa. Dentro do plano está prevista a atuação da Polícia Militar do Piauí na guarda das urnas eletrônicas de 46 cartórios eleitorais que não contam com vigilância armada.
"Essa reunião foi muito importante, inclusive feita a pedido do general do Exército. O Piauí é o estado com o maior número de municípios que terão a presença das forças federais. Fica a critério deles para saber o condigente para reforçar a segurança durante as eleições", afirmou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI.