Publicada em 06 de Setembro de 2012 �s 17h49
O Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, reuniu-se na tarde dessa quarta-feira (5) com o Coordenador de Articulação Acadêmica do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Marcelo Ferreira. Na pauta da reunião extraordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí (Forprof-PI), dentre outros assuntos, a formação continuada de professores, além da oferta de curso do Ensino a distância EAD para 2013.
Planejamento
Através das políticas públicas que vêm sendo realizadas, no âmbito da formação de professores da Educação Básica, que não possuem curso superior, a expectativa é de que, em médio prazo, todos terão acesso à formação pública superior de qualidade. “As estatísticas são fundamentais para o planejamento”, afirmou o secretário de educação, ao registrar o interesse da Seduc na formação desses profissionais.
Educação a distância para professores
Para a gerente de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação / gestora do PARFOR, profª Ana Maria Almeida, todos os esforços, por parte da Seduc, estão sendo feitos no sentido de garantir a qualidade do ensino público no Piauí. Para tanto, necessita da garantia de que todos estejam matriculados em cursos superiores ou formação continuada.
Polos
Ao serem relatadas algumas dificuldades tangentes à EAD, a professora tutora da Universidade Federal do Piauí – UESPI, Raimunda Maria fez um relato de otimismo. “Articulação com os alunos realizada pelo professor formador é capaz de superar problemas que são pontuais. Faço isso e sempre deu certo”, relatou.
Ao final, o secretário reforçou que, além da EAD para formação continuada, o Estado através da Seduc tem interesse em apoiar o curso de Mestrado profissional em Português e Matemática. “Investir na qualidade da educação e nos profissionais de rede pública estadual é meta nossa, em todos os níveis”, ressaltou.