Publicada em 28 de Abril de 2016 �s 15h07
Residentes e professores da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), estiveram na quarta-feira (27), na Escola Municipal José Nelson de Carvalho, no bairro Parque Alvorada, zona Norte de Teresina. O propósito da visita foi a realização de uma tarde educativa de promoção em saúde com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre noções de higiene básica, combate ao mosquito Aedes aegypti, e outros assuntos.
De acordo com a professora Lidenora Cunha, uma das idealizadoras da ação, o trabalho realizado com as crianças ocorre a partir de um pedido dos professores da Escola José Nelson de Carvalho. “Nós trabalhamos com essas crianças desde 2014. Essa atividade foi solicitada pelos professores, eles perceberam que os alunos carecem de informações de cuidados pessoais. Nós procuramos atender as necessidades da escola fazendo uso dos profissionais e alunos da universidade. Então, quando falaram de temas relacionados a saúde nós pensamos nos professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde da Uespi”, explicou.
No total dezesseis residentes das áreas: odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, sob a supervisão dos professores Andréa Lima, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Michele Torres e Antônio Tiago. Entre as temáticas abordadas estiveram questões relacionadas a higiene bucal e pessoal, prevenção de verminoses, combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya), noções de hábitos alimentares e postura corporal.
“Nós temos um projeto na residência, a assistência as crianças e adolescentes, que é um princípio do SUS e coaduna com a ideia de fazer uma assistência prática de promoção de saúde nas escolas, isso foi ao encontro do convite que recebemos da professora Lidenora Cunha. Ela sabe que essa escola necessita de orientações que vão além de português, matemática, história e outras disciplinas. Os estudantes precisam de um estímulo a mais para se desenvolverem mais conscientes”, afirmou Andréa Lima.
Para Marli Sousa, diretora da Escola José Nelson de Carvalho, essa é mais uma forma de transmitir aos alunos diversos conhecimentos, todos relacionados a questão da saúde, hábitos alimentares, o respeito aos professores e colegas. “Então são vários conhecimentos que eles estão adquirindo nessa tarde e de modo prazeroso e lúdico”, finalizou.