Publicada em 21 de Junho de 2013 �s 15h45
"Fiquei com medo, nervosa, mas tive a minha cidade toda torcendo por mim", foi o que relatou a vencedora da etapa regional do quadro Soletrando 2013, Emanuelly Andrade, em sua visita à sede da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), na manhã desta sexta-feira (21).
A estudante do 7° ano da Unidade Escolar Paulo Ferraz, da cidade de Capitão de Campos, a 133 quilômetros de Teresina, desbancou oito candidatos e representará o Piauí na competição nacional, que há anos envolve estudantes de todo o país.
Emanuelly tem 11 anos e é a mais nova das três filhas do casal Edilson Higino de Andrade e Francisca Rosa Silva Assunção. "Sempre apoiamos e acompanhamos a vida escolar delas. Quando recebi o resultado, quase não acreditei, é muito emocionante. Conseguimos e eu estou muito orgulhosa", destacou a mãe.
Na primeira etapa do concurso, realizada na escola de Emaluelly, a aluna teve 100% de aproveitamento. A etapa regional aconteceu no último dia 14, no auditório da TV Clube, com uma banca examinadora responsável pela seleção.
Na Seduc, a candidata foi recebida pelo professor e assessor técnico Jader Vaz, que representou o secretário Átila Lira. Jader demonstrou satisfação em conhecer pessoalmente a representante piauiense. "Ela já é uma grande vencedora. Independentemente do resultado que teremos, já estamos muito orgulhosos de Emanuelly", comentou Jader.
A competição acontece no segundo semestre de 2013, e a representante piauiense fala como se sente. "Estou muito feliz. É uma grande responsabilidade porque, agora, eu represento todo o Piauí", disse ela com entusiasmo.
O professor e coordenador da escola, Werbety Ney, foi quem incentivou e inscreveu a jovem no concurso. Ele conta como ela se destaca em sala de aula. "Ela é muito responsável e comprometida, além disso, a mãe participa de todas as atividades da nossa escola, inclusive do Conselho Escolar, o que se torna uma grande ajuda. Emanuelly mostrou para os outros alunos que se pode sim realizar um sonho, ela hoje é um exemplo", louvou Werbety.
Em 2011, o piauiense Izael Araújo foi o grande vencedor do Soletrando, levando para casa o troféu Maria Clara Machado e mais uma poupança de R$100 mil para ser investida em sua formação educacional.
O SOLETRANDO O Soletrando (também chamado de Campeonato Nacional de Soletração) é uma competição realizada anualmente pelo programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo de Televisão. O concurso inclui alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Brasil. As eliminatórias são realizadas em cada estado.
O prêmio para o vencedor é de R$100 mil para ser investido na formação educacional do vencedor. O programa tem como jurados, um professor de Língua Portuguesa e uma celebridade com experiência gramatical.