A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alertou nesta terça-feira (27) sobre o alto risco de acidentes em dois pontos da BR-343, na Zona Urbana de Teresina. O alerta foi feito durante a apresentação do Relatório de Análise de Risco de Acidentes de Trânsito, produzido com a ajuda de um scanner de rodovias.
Um dos pontos destacados no relatório foi o KM 338,9 da BR-343. Esse ponto possui uma entrada que dá acesso ao conjunto Planalto Uruguai, Zona Leste da capital. Segundo a PRF, o local apresenta um conflito de trânsito que pode causar graves acidentes. Este ponto já registrou algumas colisões com mortes.
"Se você observar, o trecho é totalmente desprovido de sinalização adequada, não tem uma área de recuo para fazer uma conversão à direita ou à esquerda, e é um local de grande fluxo de veículos", destacou o inspetor Wellendal Tenório, da PRF.
O DNIT informou que o problema no local poderia ser resolvido com a duplicação da rodovia. Contudo, as duas empresas que ficaram nos primeiros lugares no processo licitatório abandonaram a obra. Agora, o Departamento pretende acionar a empresa que ficou em terceiro lugar, o que não garante que a obra será continuada e pode ser necessária uma nova licitação.
Já no KM 339,5 localizado em frente à Hot Sat, a PRF informou que o local está sofrendo grave erosão no acostamento, necessitando de obras emergenciais. Além disso, há um degrau entre a pista e o acostamento, apresentando “elevado risco de acidente de trânsito”.
De acordo com os peritos da Polícia Rodoviária Federal, o trecho foi recuperado de forma provisória depois de desmoronar no mês de março de 2018, e por não ter sido concluída de adequadamente, tem problemas com os acostamentos, escoamento da água, sinalização horizontal, efeito degrau, estreitamento no trecho, e uma erosão profunda na lateral da pista.
"É um trecho que pode provocar um risco. Se ele não for reparado, ele pode provocar novos desmoronamentos, o que pode causar acidentes graves", explicou o inspetor Wellendal Tenório.
Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) Ribamar Bastos, a obra para recuperação definitiva do trecho acrescentaria em torno de R$ 5 milhões no valor da duplicação da BR 343 em Teresina, já orçada em cerca de R$ 33 milhões.
"O que nos preocupa é que a obra está paralisada, e o convênio com o Dnit vence em 10 de dezembro, e se nada for feito até o inverno, teremos problemas novamente", disse o superintendente do DNIT.
O órgão espera agora saber se Governo do Estado do Piauí irá renovar o convênio. "Se não renovar, temos que partir para ações emergenciais, e buscar recursos para poder concluir essas obras", disse.
A apresentação do relatório funcionou como uma espécie de recomendação para as autoridades, mas não possui caráter punitivo ou de cumprimento obrigatório. Ainda assim, o DNIT participou da apresentação dos dados.