Atendendo a requerimento do deputado João de Deus Sousa (PT), a secretaria de Educaçao do Estado, Rejane Dias, compareceu hoje (17) à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre as ações da pasta durante o ano de 2015. Ela também falou aos deputados acerca do planejamento para 2016 e do orçamento para execuçao das metas programadas. O líder do governo na Assembleia Legislativa, João de Deus Sousa, elogiou a secretária Rejane Dias, que se prontificou a apresentar um balanço das atividades da educação estadual aos parlamentares. “Feliz a iniciativa do gestor que tem a iniciativa de prestar contas de suas ações”, disse ele.
O deputado destacou que a área é uma prioridade de governo e falou ainda da importância da Educaçao para o desenvolvimento do país. Utilizando slides para ilustrar a sua explanação, a secretária Rejane Dias falou por mais de uma hora aos deputados e demonstrou em números as ações da pasta. Ela também tratou das dificuldades do início da gestão e agradeceu o apoio do governador Wellington Dias para sanar as pendências encontradas e garantir o cumprimento do calendario escolar e a boa qualidade do ensino estadual no Piauí. “Graças à determinação do governador Wellington Dias, conseguimos regularizar os repasses para manutenção das escolas, o pagamento aos fornecedores e retomar as obras paralizadas, o que nos permitiu começar o ano letivo com apenas um mês de atraso”, disse a secretária.
Ela informou que o atual governo encontrou 309 escolas com obras paralisadas e que ja procedeu reforma e ampliação em mais de 200 unidades de ensino. Rejane Dias também fez um balanço das ações voltadas à capacitaçao dos docentes e destacou a estruturaçao do Centro de Formação Antonino Freire, bem como a importancia dos centros de atendimentos especializados. Rejane Dias informou ainda que o Governo do Estado contratou 700 novos professores aprovados em concurso e que a Secretaria de Educação passou por um amplo programa de estruturaçao tecnológica.
Andréa Rêgo - Edição: Katya D'Angelles