Publicada em 23 de Março de 2015 �s 13h30
A deputada federal Rejane Dias foi empossada como secretária da Educação, na manhã desta segunda-feira (23), em solenidade no Palácio de Karnak. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias; secretários do Estado; deputados; professores e alunos das escolas públicas do Estado e do pastor da Igreja Cristão da Família, Ricardo Dias.
Deputada atuante na área da inclusão social e na Frente Parlamentar de Políticas Públicas contra Drogas, Rejane assume a pasta com alguns desafios. Segundo o secretário interino da Educação, Hélder Jacobina, que deixa o cargo, “a nova secretária tem muitas dificuldades a enfrentar, como o pagamento de dívidas da gestão anterior”.
Jacobina frisa que, apesar das dificuldades enfrentadas, a educação do Piauí já obteve avanços. “Avançamos nas contratações de novos professores; iniciamos um programa de valorização do docente, com o pagamento do piso salarial e a convocação de concursados. Acredito na competência da dona Rejane Dias, que já tem um histórico de atuação na área da assistência social e tem capacidade de estabelecer uma gestão de resultados na educação”, explica Jacobina.
A nova secretária da Educação afirma que começará sua gestão dando continuidade ao trabalho anteriormente executado por Hélder Jacobina, no sentido de organizar as demandas da secretaria, cumprindo as leis de responsabilidade fiscal. “Já foram convocados 700 professores e 34 nutricionistas para o quadro efetivo da Secretaria da Educação (Seduc), e feito o repasse em tempo hábil para 670 escolas para garantir o início do ano letivo. Nossa meta é o foco na gestão e a melhoria dos indicadores da educação”, relata Rejane.
Rejane Dias fala ainda da parceria que deseja estabelecer com o Movimento Brasil Competitivo, em que buscará consultoria para o planejamento estratégico da sua gestão, visando principalmente melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio, reduzir a taxa de analfabetismo, promover a alfabetização na idade certa e aumentar o número de escolas com Ensino Médio técnico profissionalizante. “Nossa meta é ouvir a comunidade escolar para que participe desse planejamento e faremos também a eleição direta de todos os diretores das escolas”, enfatiza Rejane.
O governador Wellington Dias fala da responsabilidade de assumir a pasta, “é um desafio grande ocupar a Secretaria da Educação, mas a Rejane tem bagagem para isso; e contará com o apoio da Assembleia Legislativa do Piauí e da bancada federal”. O governador afirma que a Seduc possui 308 obras em andamento e que busca condições de adequar a educação para a formação profissional, “eu gostaria que fosse possível abrir as escolas aos fins de semana para aqueles que não têm condição de estudar durante a semana; queria também vincular as escolas de formação em tempo integral ao Pronatec, levar a educação a todos os centros; enfim, melhorar o Piauí através da educação”.