A deputada Rejane Dias (PT) está defendendo a instalação de um laboratório de DNA em Teresina para ajudar na conclusão dos processos contra acusados de crimes sexuais cujas vítimas sejam crianças e adolescentes. Alarmada com o crescente número de casos, ela acredita que uma medida como esta serviria para ajudar ao Ministério Público na oferta de denúncias e embasar aos juízes na definição das penas cabíveis.
"Este é um tipo de crime difícil de ser testemunhado porque geralmente ocorre entre quatro paredes. Geralmente são parentes próximos ou vizinhos os acusados. Com o exame de DNA o Ministério Público teria a sua ação facilitada para cumprir a sua obrigação e o juiz poderia colocar o acusado atrás das grades", afirma.
Aliada à proposta, ela está defendendo também a criação da Vara Especializada da Infância e Adolescência no Tribunal de Justiça. Isso desafogaria a 7ª Vara Criminal, hoje responsável pelos processos que envolvem o assunto, além de crimes comuns e os decorrentes do tráfico de drogas.
Por fim, Rejane Dias também defende o aparelhamento da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que necessita de assistentes sociais e psicólogos para atender as vítimas de abusos. "Uma criança que sofre alguma violência e precisa relatar isso ao delegado sofre novamente ao contar o que sofreu. A presença de um profissional especializado poderia atenuar esse sofrimentto", conclui.