Reitor rebate críticas...
O reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI -, Luiz Santos Júnior, divulgou nota nesta quarta-feira (1º) rebatendo as declarações da deputada federal Iracema Portella (PP-PI), que criticou, no Twitter, o gestor pela falta de projeto para uma pista de atletismo no campus de Teresina, para a qual já teria conseguido recursos no Ministério do Esporte.
Na nota, o reitor nega que ter se recusado a implantar somente a pista, mas confirmou que o interesse da instituição é em um projeto maior, que contemple outras instalações esportivas. Mesmo assim, Luiz Júnior diz que se os recursos foram suficientes somente para a pista, que a mesma seja feita.
Sobre o projeto que falta ser entregue ao ministério, a UFPI explicou que o mesmo estava a cargo do arquiteto João Alberto Monteiro, que se licenciou para assumir a Secretaria de Planejamento de Teresina.
Veja a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em esclarecimento às informações publicadas na imprensa local e em redes sociais, emitidas pela Deputada Federal Iracema Portela, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, informa que não se posiciona contra a construção de uma pista de atletismo na Instituição, mas que a atual gestão solicitou, junto à Prefeitura Universitária (PREUNI), um projeto mais abrangente que prevê as condições necessárias à prática de diversos esportes, incluindo atletismo, canoagem e natação.
A ideia, ainda entre 2006 e 2007, foi encampada pelo então Deputado Federal Ciro Nogueira, que, juntamente com o Reitor da UFPI, realizou viagens a Brasília na tentativa de obtenção de recursos no Ministério dos Esportes para a concretização do projeto, o que não ocorreu ainda.
A elaboração do referido projeto ficou a cargo do arquiteto João Alberto Monteiro, pertencente aos quadros da UFPI, hoje Secretário Municipal de Planejamento. Como conseqüência das atribuições do arquiteto no governo municipal, o projeto não foi ainda apresentado em sua versão definitiva.
Recentemente ocorreu uma reunião com representante da UFPI (Chefe do Setor de Esportes Professor Raul Feitosa) e da prefeitura de Teresina (Secretário de Esportes Roberto Veloso), na qual o Secretário discutiu acerca da implantação da pista de atletismo na Instituição. O Reitor relatou ao representante municipal a intenção de concretização de um projeto mais amplo, entretanto, em nenhum momento, se colocou contrário à pista de atletismo.
A Administração Superior da UFPI aguarda a versão final do projeto, o que propiciará que outras etapas para a consecução do mesmo possam ter seguimento. “Em as verbas autorizadas pelo Ministério dos Esportes não sendo suficientes para a construção de todo o complexo esportivo, far-se-á a pista de atletismo, mas o nosso anseio é viabilizar uma proposta grandiosa, com respeito aos aspectos arquitetônicos considerados no projeto. Uma oportunidade inquestionável de estimular a prática esportiva no Piauí e entregar à sociedade mais um sonho concretizado.”, ressalta o Reitor Luiz Júnior.
Desta maneira, o Reitor da UFPI nega qualquer informação que contrarie sua intenção de estimular as atividades esportivas no Estado e que deponha contra suas visíveis ações no sentido de ampliar a infra-estrutura da Instituição, por meio da construção e recuperação de diferentes espaços nos campi da Instituição.
A atual gestão, oportunamente, reafirma sua condição de parceira dos parlamentares que representaram e representam o Estado, contribuindo para que a UFPI continue a ser referência nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação na região.
EXPANSÃO - Em estímulo à prática esportiva em outros municípios do Estado, a atual gestão já recebeu da Prefeitura Universitária projetos de espaços poliesportivos para os campi de Picos, Floriano e Bom Jesus e está buscando recursos para tais obras.
Somente na atual gestão, foram entregues à comunidade universitária mais de 120 mil metros quadrados de obras construídas, 216 mil metros de áreas reformadas e 377 mil metros quadrados de áreas urbanizadas.
O Reitor Luiz Júnior encontra-se em Brasília participando de reunião na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e acompanhando projetos de interesse da Universidade Federal do Piauí.