Publicada em 21 de Fevereiro de 2014 �s 13h05
O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, recebe, às 10 horas da próxima segunda-feira (24), duas alunas dos cursos de Pedagogia e Matemática que participaram de intercâmbio em Portugal e retornam neste fim de semana. Hilda de Sousa e Raimunda Nonata Cavalcante são professoras da rede pública de ensino básico e também estudantes da Uespi no interior do Estado.
As alunas viajaram em janeiro à Europa para um mês de intercâmbio estudantil na Universidade de Aveiro, em Portugal. Hilda de Sousa, do curso de Pedagogia do campus de Barras, no Norte do Estado, foi primeiro. Em seguida, foi a vez de Raimunda Nonata, que mora em Dom Inocêncio e estuda Matemática em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.
De acordo com o coordenador do curso de Matemática do Parfor na Uespi, Arnaldo Silva Brito, a seleção ocorreu ainda em outubro de 2013, em todo o território nacional. Eram 25 vagas em todas as áreas para o Brasil, sendo apenas cinco para cada região. “Fizemos uma seleção interna aqui na Uespi e, depois, mandamos o projeto e conseguimos aprovar duas alunas do Parfor e mais alguns do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)”, conta.
Pioneirismo na Matemática
Raimunda Nonata Cavalcante se tornou pioneira com a viagem. Essa foi a primeira vez que o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Piauí enviou um estudante para intercâmbio na Europa. Após seis módulos com disciplinas e ambientes diferenciados, os ganhos não são apenas dela, são do curso.
“Para elas, essa é uma experiência inovadora de vida e de conhecimento. Para a extensão, a grande vantagem é o incentivo aos outros alunos em participar desse programa também. Elas foram selecionadas, porque tinham notas muito altas. De qualquer forma, instiga os demais a buscarem o mesmo caminho”, destaca o professor doutor Arnaldo.
Parfor
O Parfor é um programa que oferta cursos de educação superior para os professores em exercício na rede pública de educação básica. A ação possibilita que os profissionais adquiram a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Os cursos são ofertados em regime especial, durante as férias escolares.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica em todo o país. Atualmente, a Uespi atende 3.197 alunos em 12 cursos de licenciatura nos municípios de Amarante, Bom Jesus, Barras, Campo Maior, Canto do Buriti, Corrente, Curimatá, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Luzilândia, Oeiras, Piracuruca, Parnaiba, Picos, Piripiri, Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União, Uruçuí, Valença e Teresina.