Publicada em 10 de Dezembro de 2015 �s 08h43
Teve início, nessa quarta-feira (09), a 2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da região do Vale do Canindé. O evento faz parte de uma série de conferências que vem sendo realizadas em outros municípios do Piauí, e, em Oeiras, contou com a presença de produtores da agricultura familiar, empresários do ramo agrícola, autoridades locais e do secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.
O objetivo do evento é avaliar a Assistência Técnica e Extensão Rural prestada aos agricultores, além de garantir e manter uma ATER de qualidade.
As discussões, organizadas em grupos, giram em torno de temas como fortalecimento, a estrutura e a gestão de ATER, bem como a eficácia da assistência disponibilizadas pelos governos estadual e federal. É durante essa conferência que são definidos os nomes dos representantes que irão participar da conferência estadual e posteriormente para a conferência nacional, que será em Brasília, no ano de 2016.
O encontro também avalia a articulação com programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Brasil sem Miséria e Viva Semiárido, além da estratégia voltada para a construção de conhecimento e formação dos técnicos.
No Vale do Canindé, já são 9 municípios participantes da conferência, de um total de 17 que devem ser complementados até o próximo ano.