Publicada em 12 de Julho de 2013 �s 10h31
A redução dos custos da passagem de ônibus para os estudantes será prioridade para a realização de licitação de empresas do setor de transporte coletivo de Teresina. Esse foi o principal acerto firmado entre o governador Wilson Martins e o prefeito da capital, Firmino Filho, durante reunião na tarde dessa, quinta-feira (11), na sede da Secretaria Estadual da Fazenda. Segundo Wilson Martins, a prioridade é reduzir os custos para os usuários e exigir melhores serviços.
A reunião, convocada pelo governador, contou com a presença da assessoria fazendária do Governo do Estado, responsável pela confecção de estudo acerca da possibilidade de desoneração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do óleo diesel utilizado pelas empresas que operam no setor.
Durante o encontro, definiu-se que a PMT irá acelerar o processo de licitação do transporte coletivo de Teresina e que nessa licitação serão explicitados todos os custos do sistema de ônibus dentro do município para que, à luz da planilha, seja feita a desoneração de ICMS possível.
“O que se precisa é tornar as passagens menos onerosas para o usuário, especialmente para os estudantes, que, em sua maioria, não possuem remuneração”, argumentou Wilson Martins. Segundo o governador, a população tem razão em reclamar da precariedade do sistema coletivo de transporte público, um problema que atinge todo o país. “A passagem é um dos itens que deve ser revisto. A qualidade do serviço oferecido à população também deve melhorar”, acrescentou.
Mobilidade Além da redução do custo da passagem aos usuários, já estão em execução ações, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a PMT, para a melhoria da mobilidade urbana na capital. A nova ponte Juscelino Kubitscheck já está em obras e a nova ponte Wall Ferraz está em licitação. O Rodoanel de Teresina, que irá retirar cerca de cinco mil veículos por dia da zona urbana, atingiu mais de 50% de execução.