Entre os veículos recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quinta etapa da Operação Hircus, deflagrada nos estado da Paraíba, Piauí e Mato Grosso entre 22 e 29 de setembro, um dos carros tinha sido roubado há 10 anos. De acordo com o inspetor da PRF Otávio Bruno, em alguns casos motocicletas tinham sido montadas com peças de várias outras motos.
Foram apreendidos 281 veículos que haviam sido roubados e 166 pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a quinta fase da Operação Hircus, realizada simultaneamente nos três estados, ao longo de sete dias. Os três estados foram escolhidos por serem locais em que a PRF identificou altos índices de furtos, roubos e adulteração de veículos. Ao todo, 281 veículos foram apreendidos.
A quinta fase contou com a participação de policiais de nove estados e foi preciso fazer um treinamento antes para que pudessem participar.
“Fizemos um levantamento antes, os principais pontos são locais longe dos grandes centros, em que a fiscalização não ocorre com frequência e esses locais acabam facilitando aí a ação criminosa, a distribuição e venda desses veículos para as pessoas, muitas vezes até pessoas de boa fé”, comentou.
Ainda de acordo com a PRF, uma grande parte dos veículos roubados, furtados ou adulterados foram provenientes do estado de Pernambuco e da Paraíba. “Temos veículos que foram roubados há 10 anos, outros roubados há um mês, foram diversas situações dos veículos que foram tomados dos seus proprietários”, relatou o inspetor.
De acordo com o inspetor João Paulo Moura, durante a operação a PRF analisou diversos fatores que identificam os veículos, como peças e documentos. “Para checar a originalidade desses itens, pra gente tentar identificar se o veículo é roubado ou se pelo menos algum agregado é roubado”, disse.
A PRF alerta que aqueles motoristas que estiverem recebendo notificações de trânsito em lugares que nunca circularam devem procurar a polícia pois o seu veículo pode ter sido clonado. Outra dica importante é ter muita cautela ao comprar um veículo usado. Conhecer a procedência do automóvel, não acreditar em ofertas tentadoras e sempre realizar a transferência do veículo são algumas orientações importantes para evitar comprar um veículo roubado ou furtado.
Na Paraíba
Além dos carros recuperados e da prisão dos suspeitos, foi realizada a apreensão de 3.730 pacotes cigarro de origem paraguaia. A operação foi deflagrada em 11 cidades da Paraíba, todas no interior do estado: Campina Grande, Alagoa Grande, Juarez Távora, Alagoa Nova, Catolé do Rocha, Desterro, Maturéia, Monteiro, Ingá, Itatuba e Teixeira.
Ao todo, a operação na Paraíba contou com a participação de mais de 100 policiais, diversas viaturas de quatro rodas e motocicletas, além de um helicóptero que auxiliou na localização de veículos que tentavam fugir das fiscalizações.
Apenas este ano, a PRF já recuperou na Paraíba 234 veículos roubados ou furtados. Muitos desses veículos estavam clonados, utilizando placas e demais itens de identificação adulterados, com informações de veículos com as mesmas características mas sem registro de roubo ou furto. O número de veículos recuperados este ano já é superior a todo o ano de 2018, quando foram registrados 127.