A equipe de nutrição da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) tem enviado mensagens motivacionais para pacientes e profissionais que trabalham na unidade durante esse período da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. De acordo com setor, o objetivo é levar um pouco de esperança de que esse momento vai passar.
A MDER não registrou, até o momento, nenhum caso da doença. Mas, de acordo com a unidade de saúde, toda a equipe está tendo cuidados redobrados para evitar que o contágio chegue até local.
Devido à apreensão causada pelo momento, o setor da nutrição passou a enviar as mensagens nas tampas das quentinhas de pacientes e colaboradores no horário do almoço. Além das palavras positivas, também são enviados chocolates e pirulitos.
Além do almoço, o setor de nutrição do hospital fornece mais cinco refeições, totalizando cerca de 1.800 refeições por dia. A equipe responsável é composta por dez nutricionistas, seis cozinheiras, cinco auxiliares de cozinha e outros profissionais.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.