Com a intenção de se preparar para a tentar o tricampeonato da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos terminou em segundo lugar na etapa de São Paulo do Circuito CAIXA, neste domingo, no Pacaembu. A vitória foi do queniano Hillary Kipgetich Kibet, que foi dois segundos mais rápido que o brasileiro, marcando 29min10, novo recorde da etapa - o anterior, do brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula, era de 29min11.
Marílson, que se prepara para os 42.195 m de uma maratona, correu os 10 km da prova em São Paulo para recuperar o ritmo das competições - sua última disputa havia sido a maratona olímpica, em Londres, em que conquistou o quinto lugar.
"No meu atual estágio de preparação, uma prova de 10 km é muito curta, estou pesado por causa dos treinos", disse Marílson. "Mas queria mesmo uma prova forte, fiquei satisfeito. O que valeu foi quebrar o gelo, poder entrar na disputa física e psicologicamente, voltar a sentir a ansiedade da competição. Foi um bom teste", reconheceu o fundista.Marílson acompanhou o pelotão da frente até o km 6, quando ele e Kibet começaram a abrir vantagem.
Correram juntos até quase o final da prova, mas o queniano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no Estádio do Pacaembu. Os brasileiros Giomar Pereira, Valdir Oliveira e Rafael Novais chegaram em seguida, os três com o mesmo tempo: 29min38.
O fundista diz que já esperava um ritmo forte, por causa dos quenianos. "Nesse aspecto, não houve surpresas. Sei que não estou rápido e tudo correu dentro do que eu estava esperando", garantiu Marílson. "Minha preparação para a Maratona de Nova York segue conforme o planejado. Faltam só duas semanas de treinos antes da viagem", prosseguiu o atleta, que segue para os Estados Unidos no dia 30.