Quatro presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (31) da Central de Flagrantes de Parnaíba, no Litoral do Piauí, após serrarem as grades de uma das celas. De acordo com a fuga só foi percebida no início da manhã após conferência. Com capacidade para apenas 15, a delegacia mantém atualmente 63 presos.
“Por volta de 1h30 teve uma briga em uma cela e os policias trocaram os presos de cela, e nessa cela eles serraram as grandes e quatro conseguiram fugir. No local estavam 15 presos. A grade dá acesso a uma área no fundo da Central”, explicou o delegado João Luna, coordenador da Central de Flagrantes de Parnaíba.
Os presos que fugiram são suspeitos de roubo, furto e violência doméstica. A polícia já realiza diligência para tentar localizar os presos que fugiram.
Nesta segunda (31) a Central amanheceu com 63 presos. Desde o começo deste mês, a Polícia Civil já denuncia o problema de superlotação no local. Segundo o delegado, a situação crônica da Central já se estende por vários dias. Há duas semanas, um preso chegou a passar mal e teve que ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“A situação já vem se arrastando por dias e antes da fuga tinham 67 presos no local. Todo mundo já está sabendo: o juiz, Ministério Público e o secretário. Todo mundo já está por dentro da situação que se arrasta na Central, mas ninguém faz nada”, contou o delegado.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que esteve em contato com a Secretaria de Justiça solicitando que o sistema abra vagas para acolher os presos da Central de Flagrantes de Parnaíba. Uma nova Central de Flagrantes está sendo construída em Parnaíba, mas ainda não tem data para inauguração.