Publicada em 28 de Maio de 2015 �s 15h27
Inicialmente, o programa beneficiará os detentos da Colônia Agrícola Major César. A aula inaugural do curso foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) e seguirá preparando os internos na área de Construção Civil. “Já fui pastor responsável por presídios e foi aqui que abri os olhos e a mente para a importância da ressocialização. Vocês cometeram erros, mas merecem a chance de refazer a vida”, atentou o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.
Na oportunidade, o gestor ainda falou da conciliação entre a capacitação e a lei de sua autoria que determina a reserva de vagas de emprego aos egressos das unidades prisionais. “No momento em que qualifico essas pessoas, estarei os enquadrando numa lei vigente, na qual 5% das vagas são destinadas a eles. Após a capacitação, eles já estarão aptos para sair daqui e trabalhar nessas empresas que serão detectadas por nós, tendo, dessa forma, um salário digno e sendo inseridos na sociedade de uma maneira justa”, destacou.
Para o secretário de Segurança, Fábio Abreu, que representou o governador Wellington Dias no evento, a iniciativa ofertará pontos positivos para o Estado. “Quero reforçar a preocupação do governador com investimentos, qualificação e inserção dos piauienses no mercado de trabalho. Os serviços de pedreiro sempre são muito procurados e se vocês levarem a sério, sem dúvidas irão colher bons frutos”, ressaltou.
Um detento que está há seis meses na Colônia diz que nunca trabalhou como pedreiro, mas pretende se especializar e possui boas expectativas. “É a primeira vez que participo de um programa como este e estou muito empolgado. Com o curso, novas portas serão abertas para nós. É uma forma de poder sair e já ter uma opção de trabalho, uma nova meta de vida, um futuro melhor que o presente”, disse.
O Qualifica Piauí é um programa realizado pela Setre que foi resgatado no governo Wellington Dias e pela primeira vez capacita o público das penitenciárias. Nos caminhões itinerantes, onde os cursos são ministrados, os alunos contam com toda a estrutura necessária para a realização de atividades práticas e teóricas que os proporcionarão a chance de ingressar no mercado de trabalho, gerar a sua própria renda e aumentar a qualidade de vida.