Publicada em 29 de Junho de 2013 �s 14h36
O programa do Governo do Estado Qualifica Piauí, realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), certificou, na noite desta sexta-feira (28), 50 alunos do curso de Construção Civil do bairro Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina.
Na solenidade, que aconteceu no espaço Dona Mariola, os alunos receberam os certificados de conclusão das mãos da secretária do Trabalho, Larissa Maia, e da diretora de Qualificação da Setre, Marilene Aguiar. “Aqui neste bairro encontramos uma juventude linda e cheia de vida. Ver esses jovens longe das drogas e da marginalização para estarem estudando e aproveitando a oportunidade que o Governo do Estado oferece é nosso maior presente”, diz a secretária.
Também presente na ocasião, o presidente do Centro Social da Juventude Independente da Santa Maria da Codipi (JISMAC), Francisco Pereira, que acompanhou todo o trabalho dos instrutores e alunos, agradeceu a oportunidade oferecida através da Setre e afirmou que o curso obteve resultados. “Temos uma parceria com a Setre que já beneficiou, no bairro, mais de 200 alunos. Em nome de todos, agradeço à Larissa e ao governador Wilson Martins pelo apoio que têm nos dado e que sem dúvidas tem valido muito a pena”, comentou o presidente.
Juliete Abreu, uma das 13 mulheres do arco de Construção Civil, iniciou o curso com a finalidade de obter conhecimentos básicos para evitar que fosse enganada, já que acompanha a reforma de sua casa. Entretanto, ela finalizou a experiência almejando uma vaga no mercado de trabalho. “Aprendi a fazer muros, calçadas, tenho noção de orçamento, esquadro e alinhamento. Quero usar esse conhecimento para gerar minha renda. Aqui também tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que hoje são minhas amigas. Foi uma ótima experiência e deixará saudades” complementa a aluna.
Larissa Maia afirma que tem obtido, junto à Setre, um grande reconhecimento pelo programa, mas que não valeria de nada se os alunos não acreditassem no trabalho feito. “É nossa obrigação levar a qualificação até vocês, mas é necessário que todos vistam a camisa e saibam tirar o melhor proveito do conhecimento adquirido. Que este certificado não fique de enfeite na parede de casa, mas que realmente sirva para o crescimento de cada um” declara a secretária de Trabalho.