Qualidade de vida da mulher...
Proporcionar qualidade de vida à mulher idosa é o objetivo do projeto "Universo Feminino", que será realizado nesta sexta-feira (04), a partir das 8h, no Centro de Saúde do Angelim, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Sexo na terceira e idade e menopausa serão alguns dos temas abordados durante o evento que pretende orientar e prevenir sobre a sexualidade da mulher.
Os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) tratarão das inevitáveis mudanças que fazem parte do envelhecimento do homem e da mulher, por meio de terapias e dinâmicas. Os idosos também participarão de um dia de beleza (manicure, pedicure, limpeza de pele e maquiagem) oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PI).
De acordo com a enfermeira, Lívia Sepúlveda, a ESF do Centro de Saúde do Angelim desenvolve ações para a saúde do idoso há mais de um ano. Durante as reuniões dos grupos, que acontecem mensalmente, são discutidos temas como alimentação, diabetes, hipertensão e atividade física.
"Com eventos e encontros podemos perceber a evolução da saúde física e mental de cada participante. Eles se socializam, compartilham experiências e descobrem novas formas de viver bem", explica Lívia Sepúlveda.
Na oportunidade, os profissionais da ESF irão ainda imunizar os idosos presentes no evento contra a gripe. A vacina faz parte da campanha anual que este ano tem como slogan "Proteger é cuidar. Vacinação contra a Gripe".
Prefeitura intensifica o trabalho de controle e combate à dengue
Agentes de endemias da Prefeitura Teresina foram reunidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para uma avaliação, redirecionamento e intensificação do trabalho de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O propósito da FMS é conter o avanço do número de casos de doença no município.
A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, destaca os últimos números de casos de dengue na capital e observa que, apesar de o número ainda ser inferior ao mesmo período do ano passado, os casos estão mais graves. "A nossa maior preocupação é com a gravidade dos casos, ainda mais com a reintrodução do tipo 4, que está circulando em Teresina desde o início do ano passado", analisa.
O presidente da FMS, João Rodrigues Filho, afirma que a Prefeitura está trabalhando para modernizar o trabalho diário dos agentes de endemias com a introdução de tablets, no lugar de prancheta e papel. Na reunião com os agentes, ele ressaltou a importância da função dos profissionais para a população de Teresina. "Os agentes dão uma contribuição para melhorar a vida das pessoas, prevenindo doenças e contribuindo para a qualidade de vida da população", enfatiza.
Para intensificar o trabalho de combate ao mosquito, a Prefeitura convocou 30 novos agentes de endemias aprovados no concurso de 2011, que têm o prazo de 30 dias para tomar posse. Os convocados devem se apresentar no auditório da FMS, das 8h às 12h. Atualmente, a FMS conta com 241 agentes de endemias no campo e 30 supervisores.
Os agentes de endemias são os responsáveis pela vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos dos transmissores de doenças, como a dengue. Cabe também ao agente a inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados, além da aplicação de larvicidas e inseticidas. Eles também orientam sobre prevenção, controle e tratamento de doenças, entre as quais a dengue, Doença de Chagas e leishmaniose.
De acordo com dados da FMS, até esta quarta-feira (2 de maio), já foram notificados este ano, em Teresina, 2.500 casos de dengue, com a ocorrência de uma morte por conta da doença.