Publicada em 02 de Julho de 2014 �s 09h14
O 38º Encontro Nacional de Folguedos foi aberto na noite dessa terça-feira (1º), na Arena Pop, e contou com a presença de um grande público que foi conferir a apresentação de grupos folclóricos de todo o Brasil. Segundo Scheyvan Lima, presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), neste ano, os Folguedos têm novo endereço, um espaço amplo, plano, com amplo estacionamento e que oferece segurança para o público.
A abertura contou com a presença do Balé da Escola de Dança do Estado, que volta ao palco no sábado, e trouxe para o público a dança do coco, baião e carimbó. Sob a direção geral de Júlio César e direção artística de Dantan Izakar e coreografia de Jandira Leite, a escola empolgou a plateia e arrancou elogios de integrantes do Grupo Moara.
Júlio César afirma que a Escola é referência no Estado, desenvolve pesquisa e atende aos mais de 800 alunos, que fazem balé clássico, dança contemporânea, danças populares, alternativa e também danças alternativas. "Para o final de ano, estamos preparando o nosso tradicional espetáculo.
Depois quem subiu ao palco principal foi o Grupo Moara, de Belém, do Pará, que ao longo dos mais de 40 anos de existência vem ao Piauí pela 27ª vez e, segundo o coordenador Oseas Ribeiro, é uma alegria participar de um evento importante, que reúne em Teresina grupos folclóricos de todos os estados do Brasil.
Neste ano, Scheyvan falou que o Encontro de Folguedos tem um diferencial que é o V Festival de Quadrilhas Juninas, nos dias 3 e 4 de julho, e no 5 e 6, o Piauí recebe o Nordestão, um grande concurso de quadrilhas que recebe as campeãs de todo o Brasil. "O governador Zé Filho autorizou esse concurso e a União das Federações de Quadrilhas Juninas atendeu à solicitação e o Nordestão será em Teresina", conta.
Na segunda noite, a programação tem Quadrilha Junina Balança Matuto (Teresina), Bumba-meu-boi Terror das Campinhas (PI), Bumba-meu-boi Mimo de Santa Cruz, Independência do Brasil, Estrela do Piauí, Brilho da Noite de Timon, Quadrilha Fricote de Coivaras e Quadrilha Caruaru de Campo Maior.
No palco principal, Zé Benedito vai contar causos, Bumba-meu-boi Estrela Dalva, Grupo de Dança Portuguesa Patrimônio Lisboa (MA), Apae Teresina, Instituto Punaré, Os Coroas do Forró, Forró do Bom e Forró Xenhenhem.