Assaltos na Zona Rural de Teresina tem assustado os moradores. A tranquilidade, característica da região é cada vez mais rara, tendo os roubos se tornado frequentes e deixando a população com medo. A região do Povoado Cacimba Velha possui mais de oito comunidades e cerca de 50 mil habitantes que reclama diariamente da quantidade de assaltos.
Um comerciante, que prefere não se identificar, conta que neste mês de junho seguia em seu carro da Zona Urbana para um sítio que possui na Cacimba Velha, e ao chegar ao seu destino foi surpreendido por três homens armados. “Eles me seguiram e quando cheguei ao sítio eles anunciaram o assalto. Roubaram meu carro, grades de cerveja, dinheiro e o revólver do caseiro”, informa o comerciante.
O líder comunitário Romário Silva disse que na região do Povoado Lagoa da Mata não há policiamento. “Depois que reclamamos, o carro da polícia passou por aqui seis vezes em seis meses, depois disso nunca mais o vimos”, afirma Romário.
A onda de assaltos também chegou à localidade Tapuio. Na última semana do mês de junho, uma quadrilha que assaltou uma loja de eletroeletrônicos na cidade de União, fugiu para a região e promoveu um verdadeiro arrastão nas casas da comunidade rural.
“Eles ameaçaram todo mundo e até colocar fogo nas casas, roubaram máquinas fotográficas profissionais, televisores, dinheiro, celulares e ainda duas motocicletas”, conta o jornalista Lucas Pereira.