O senador piauiense Heráclito Fortes (DEM) ocupa o posto de primeiro-secretário no Senado Federal, o cargo dá a ele o poder de decidir como gerir a verba de aproximadamente R$ 3 bilhões da Casa. O parlamentar não foi reeleito e o PT está de olho no posto, segundo a revista Veja.
De acordo com a coluna Holoforte da Veja, o Partido dos Trabalhadores (PT) está de olho no posto que é responsável pelas licitações, contratações de funcionários e pagamento de fornecedores. O partido alega que posto cabe à sigla com maior bancada na Casa, condição conquistada nas últimas eleições.
Confira nota na íntegra:
O Cofrão do Senado
O Senado tem um cofrão abarrotado de dinheiro - e o PT quer sua chave. Para isso, precisa nomear o primeiro-secretário da Casa, que ordenará despesas de 3 bilhões de reais em 2011. Com esse dinheiro, o primeiro-secretário promove licitações, contrata funcionários e paga a fornecedores.
Atualmente, o posto é ocupado por Heráclito Fortes (DEM-PI), que não conseguiu se reeleger em outubro. Os petistas dizem que requererão o posto porque ele cabe ao partido dono da maior bancada na Casa, condição recém-conquistada pela agremiação. A bancada petista já abriu inscrições para os interessados na vaga.