Publicada em 09 de Abril de 2013 �s 11h17
De acordo com dados de 2011, do Ministério da Saúde, uma a cada três crianças está acima do peso ideal. Casos desse tipo podem ser detectados em dezenas de escolas públicas espalhadas pelo Estado, através do Programa Saúde na Escola (PSE).
Graças às realizações do PSE, pais de alunos contam com orientações dos profissionais, e passam a prevenir problemas de saúde relacionados à alimentação. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) cadastrou desde o inicio deste ano 175 municípios para receberem as ações do programa.
Segundo Márcia Alcioneide, coordenadora estadual do PSE, o objetivo do programa é prevenir os principais problemas de saúde das crianças. “Com o apoio do município e dos nossos técnicos da Sesapi, criamos estratégias através deste Programa a fim de prevenir em creches e escolas públicas do país doenças ao nosso alunado, além de orientar a família sobre alimentação saudável e a prática de atividade física”, destaca.
A coordenadora Estadual do PSE explica ainda que a escola tem papel fundamental na promoção de bons hábitos. "O papel da escola é fundamental no processo de projetos educativos sempre com educação alimentar e a incorporação da atividade física no cotidiano das crianças. Temos vários exemplos de cidades do interior, onde a melhora na sala de aula dos alunos que participam dessas atividades foram extraordinárias”, afirma Márcia Alcioneide.
Em Água Branca do Piauí, localizada a 94 quilômetros de Teresina, os efeitos do PSE aos alunos e às comunidades são os mais positivos possíveis. O município sai na frente em relação aos demais, porque antes mesmo do Ministério da Saúde promover a I Semana Nacional de Saúde na Escola, o município já estava na sua segunda edição.
A coordenadora municipal do PSE, Dorivânia Carvalho, relata que em Água Branca os alunos aguardam ansiosos as atividades do Programa desde o inicio do ano. “Aqui conseguimos realizar ações em 7 escolas e em breve iremos contar com mais 10, atingindo assim todo o município. É incrível como as crianças daqui passaram a escolher melhor suas atividades físicas e até selecionar aqueles alimentos mais saudáveis”, comemora a coordenadora municipal.
Além de Água Branca, as cidades de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Teresina também desempenham atividades, com êxito, voltadas ao PSE.
O PSE é um programa realizado através do Ministério da Saúde e tem suas atividades voltadas para todo o Brasil, principalmente na Semana Nacional de Saúde nas Escolas. A ideia é desenvolver, durante uma semana, ações para lembrar à população sobre a importância de hábitos saudáveis para evitar e combater problemas crônicos como obesidade, diabetes e hipertensão.