O PSDB ajuizou ação contra a Prefeitura de Teresina alegando que a propaganda institucional veiculada nos últimos dias fere a legislação eleitoral. O partido alega que a frase "nunca Teresina viu tanto trabalho em tão pouco tempo" remete o eleitor a fazer comparações entre administrações. Os tucanos administravam a capital com Sílvio Mendes até o mesmo renunciar em favor de Elmano Férrer (PTB) para disputar as eleições estaduais. O petebista é pré-candidato a reeleição.
Os VTs exibidos em emissoras de televisão são apresentados pelo humorista João Cláudio Moreno e mostram ações administrativas da Prefeitura de Teresina, como a conclusão das obras do programa Lagoas do Norte.
Para o PSDB, o vídeo "foge a sua finalidade informativa, educativa ou de orientação social, diante da presença de propósito eleitoreiro de apresentador de peça publicitária que, ao tempo que narra as ações de governo, enfatiza que esta gestão é melhor do as que o antecederam".
O advogado Charlles Max ainda questiona a presença de João Cláudio Moreno, que é filiado ao PCdoB e recentemente teve seu nome cotado para disputar as eleições, apesar de ter declarado ser muito difícil convencê-lo a concorrer no pleito. “É claro, que estamos diante de uma ato político pago com os cofres públicos. Pró pudor!”, diz Max na ação.
"É muito estranha a publicidade da adminsitração municipal já no período das convenções, inclusive utilizando um artista que comenta-se que seria candidato", critica o vereador Edson Melo (PSDB).
Outro motivo alegado para ação foi a frase “O trabalho quando é espetacular conquista a gente e faz a gente aplaudir de pé” no final do vídeo. Para o PSDB, o trecho é meramente emocional e elogioso, sendo que o Tribunal Superior Eleitoral - TSE - já admitiu como campanha antecipada o uso de textos passionais e narrações autoelogiosas.