A convenção do PSDB que vai aclamar o governador paulista Geraldo Alckmin presidente do partido pelos próximos dois anos teve início neste sábado (9) por volta das 9h20.
Alckmin chegou ao centro de eventos de Brasília no qual está sendo realizado o evento partidário por volta das 11h40, acompanhado do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Apesar de o PSDB viver indefinições em relação à participação no governo Michel Temer e ao apoio à reforma da Previdência, integrantes da cúpula do partido afirmaram ao G1 que não serão tomadas na convenção decisões em relação a esses dois assuntos.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente Michel Temer, durante evento no dia 2 de dezembro, em Limeira (SP) (Foto: Alan Santos, PR)
A ascensão de Alckmin à presidência do PSDB é vista por tucanos como uma tentativa de unificar a legenda, que rachou nos últimos meses em razão de divergência sobre o apoio ao governo e também por conta das denúncias contra o presidente licenciado da sigla, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Geraldo Alckmin será o quarto tucano a comandar o partido em 2017. Em maio, Aécio se licenciou da presidência do PSDB após a divulgação de gravação na qual ele pede R$ 2 milhões ao executivo da JBS, Joesley Batista.
O senador Tasso Jereissati (CE) ficou na presidência interina da sigla até o início de novembro, quando foi destituído por Aécio. Também provisoriamente, Alberto Goldman assumiu o cargo até a eleição na convenção nacional.
Aclamação
Após acordo feito entre os membros do partido, Alckmin será candidato único para assumir a presidência do PSDB. A votação, prevista para o fim da manhã desde sábado, será feita de maneira eletrônica, com comprovante em papel para dupla checagem do resultado. Um total de 580 membros da sigla estão habilitados a votar.
Para o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), o nome de Alckmin traz unidade partidária após crises vividas pelo partido, como a denúncia contra Aécio e o racha sobre a permanência da sigla no governo.
“A convenção é um reestabelecimento da unidade do partido e de suas lideranças. O consenso que se formou entorno do governador Geraldo Alckmin é uma demonstração de que ele produz unidade partidária”, afirmou.
Programação
O resultado da votação que oficializará Alckmin presidente do PSDB deve ser divulgado após o meio-dia.
Até o anúncio, estão programados discursos de políticos tucanos de todas as esferas. As falas dos principais expoentes do PSDB devem ocorrer após o resultado da eleição.
Além da primeira manifestação de Alckmin como presidente eleito do PSDB, estão previstos discursos, entre outros, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do presidente interino da legenda, Alberto Goldman.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o senador Tasso Jereissati (CE), que abriram mão de disputar a presidência da sigla em favor de Alckmin também devem discursar no evento deste sábado.