PSB vence PT por 44 votos.
O candidato do PSB, Pedro Nolasco, da coligação ‘Unidos Por Santo Inácio”, venceu a eleição suplementar para prefeito da cidade de Santo Inácio do Piauí (localizada a 382 km da capital) por apenas 44 votos de diferença. O adversário, Doutor Avelar (PT) obteve 1.176 votos e o eleito teve 1.220 votos.
Esta é a primeira eleição suplementar para prefeito do Piauí em 2012, que acontece em decorrência da cassação de Inácio Batista de Carvalho (PTB), eleito em 2008.
O resultado da eleição foi divulgado em menos de 30 min após o fechamento das urnas. O pleito ocorreu com tranquilidade, sem ocorrências graves, apenas algumas denúncias que serão apuradas pelo Ministério Público.
Cassações
Até o final de 2011, um total de 51 prefeitos eleitos em 2008 já haviam sido cassados pela Justiça Eleitoral no Estado, sendo a maioria deles por compra de voto e abuso de poder econômico. Esse número equivale a quase um em cada cinco gestores retirados do cargo por corrupção no país, desde a última eleição.
Essa estatística coloca o Piauí na posição no ranking nacional de prefeitos cassados desde 2008, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Exatos 275 dos 5.563 prefeitos eleitos ou reeleitos nas últimas eleições municipais, o que representa 4,9% do total, terminaram seus mandatos mais cedo. Desses, 51 gestores, ou quase 19% deles, são piauienses.