Motoristas de aplicativo de Teresina fizeram bloqueios parciais em algumas avenidas da capital na manhã desta segunda-feira (15). Os motoristas protestam por melhores condições de trabalho frente às plataformas e pedem que seja criada uma legislação municipal para ampará-los.
Os motoristas informaram ao g1 que o protesto segue até o meio-dia, quando vão em carreata até a Prefeitura de Teresina, e em seguida ao Palácio de Karnak, sede do governo estadual.
Até as 9h, havia os seguintes pontos de protestos:
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte por Aplicativos do Piauí (Sindmapi), os bloqueios são parciais, e não impedem o trânsito.
Motoristas de aplicativo fazem bloqueios parciais em avenidas de Teresina
O presidente do Sindmapi, Felipe Damasceno, explicou que os motoristas de Teresina acompanham uma mobilização nacional da categoria, em busca de mudanças na relação entre os motoristas e as empresas que gerenciam as plataformas.
Segundo ele, os custos com manutenção, gasolina e compra de veículos aumentaram nos últimos anos, enquanto o valor das corridas e o percentual para os motoristas continuou o mesmo.
"Com uma legislação, a plataforma se molda e o motorista ganha. A falta dessa iniciativa do poder público reflete no serviço, e a sociedade sente que a qualidade caiu, que é mais difícil ver carros limpos, novos, com ar condicionado ligado", explicou Felipe Damasceno.
Ao nível municipal e estadual, os motoristas pedem que seja criada uma regulamentação para a categoria, e que eles sejam isentos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
"Estamos totalmente desassistidos ao nível municipal. Sem a regulamentação, tivemos grandes prejuízos. Na pandemia não tivemos vacina prioritária, nem auxílio emergencial, por exemplo", disse ele.