Professores fazem manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação, na rua Areolino de Abreu, interditando a via, e impedindo a passagem de veículos. Por conta do protesto, aproximadamente 50 ônibus coletivos estão parados ao longo da avenida Frei Serafim no Centro de Teresina. Os veículos congestionam a faixa exclusiva.
O funcionário público Iury Campelo, que estava dentro da linha Alto da Ressurreição, informou ao Cidadeverde.com que o trajeto que a ônibus faz em dez minutos, estava há quase uma hora parado. “Uma senhora passou mal de tanto calor. Tive que descer na Avenida Frei Serafim para ir caminhando até a Praça Saraiva e as pessoas estão fazendo mesmo”, declarou Iury.
De acordo com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, os motoristas estão procurando rotas alternativas para conseguirem passar. Na rua, os professores colocaram carteiras e carros de som, impedindo a passagem de veículos.
Os professores decretaram greve por tempo indeterminado na última sexta-feira(27). Segundo o Sindicado dos Servidores Municipais (Sindserm), o secretário de Educação, Kleber Montezuma, não estaria cumprindo a legislação e a decisão judicial, como a que se refere à lei federal nº 11.738/08, que garante pelo menos um terço da carga horária do magistério ao horário pedagógico, entre outras.
Outro ponto que está revoltando os servidores da educação diz respeito à portaria que foi baixada pelo secretário e que eleva hora/aula dos professores de 50 para 60 minutos e a não realização da manutenção e reformas emergentes das escolas e CMEI’s.