Militantes de movimentos sociais fecharam a ponte Juscelino Kubitschek nesta sexta-feira (6), em Teresina. A manifestação é contra o mandado de prisão que determinou a prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Os manifestantes fecharam as três vias que ligam as avenidas Frei Serafim e João XXIII e incendiaram pneus. O ato começou às 16h30 e terminou às 18h30.
Os manifestantes interditaram por completo a ponte no sentido Centro – Zona Leste. No sentido contrário os manifestantes fecharam a via impedindo os carros de chegarem ao centro da cidade e formando um pequeno engarrafamento. Foi permitido aos motoristas apenas ter acesso a avenida Marechal Castelo Branco, que passa por baixo da ponte Juscelino Kubitschek.
Pneus foram queimados dos dois lados da ponte. Os manifestantes trouxeram cartazes contra a prisão de Lula e cobrando a libertação do ex-presidente. Um carro de som também está no local com discursos de lideranças sindicais contrárias ao mandado de prisão decretado contra Lula. Após o fechamento da ponte os manifestantes iniciaram um deslocamento pela avenida Frei Serafim, rumo ao centro de Teresina.
O ato foi encerrado às 18h30. Nem a Polícia Militar, nem a organização do protesto divulgaram estimativa de público.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) desviou o tráfego na avenida Frei Serafim a altura da avenida Miguel Rosa. Os motoristas são orientados a evitar a Avenida Frei Serafim no sentido Centro – Zona Leste.
Estradas federais fechadas
No começo da tarde manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fecharam a BR-316, no km 22, nas proximidades da construção do rodoanel de Teresina. O protesto reuniu 150 pessoas que com pedaços de madeira interromperam o fluxo na rodovia nos dois sentidos por duas horas.
Em Piripiri, Norte do Piauí, um trecho da BR-343, principal ligação com o Norte do estado, também foi fechada por manifestantes no meio da tarde. De acordo com a PRF, a interdição é total e não há rota alternativa. Pelo menos 400 pessoas participam do protesto que acontece de forma pacífica. Os manifestantes bloquearam a via com pedras e pneus.
TERESINA