Publicada em 07 de Maio de 2013 �s 17h40
O núcleo do ProJovem Urbano/PJU de Picos-PI, vem realizando atividades integradas com a participação ativa de alunos, educadores e diretores da Unidade Escolar Marcos Parentes. O ProJovem Urbano destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
"Este ano já desenvolvemos atividades como: Páscoa, palestras educativas, dramatizações e feira cultural", destaca Adalvani Ibiapina, formadora do PJU. O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês.
"Realizamos a integração do Projeto de Orientação Profissional - POP e do Plano de Ação Comunitária - PLA, com aulas práticas específicas do arco ocupacional do núcleo: Alimentação", frisa Adalvani.
O POP permite a integração da dimensão Qualificação Profissional com a Formação Básica e a Participação Cidadã, o PLA é um plano a ser elaborado, desenvolvido, avaliado e sistematizado ao longo do curso, no componente curricular Participação Cidadã.
A carga horária do ProJovem Urbano é de 2.000 horas (1.440 presenciais e 560 não presenciais), a serem cumpridas ao longo de 18 meses letivos (72 semanas).