Publicada em 18 de Outubro de 2015 �s 14h54
Uma comitiva americana da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) esteve reunida com o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, a Secretaria de Educação, Rejane Dias, e o secretários para inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, no Palácio de Karnak para discutir sobre a pesquisa realizada com as cinco melhores iniciativas pra a educação na idade certa no mundo. Entre eles o programa piauiense Palavra de Criança, o único escolhido no Brasil.
Na oportunidade os pesquisadores falaram sobre as suas impressões durante as visitas ao municípios de Teresina, Buriti do Montes e Castelo do Piauí. O Piaui é o primeiro local a ser visitado, o resultado dessa pesquisa será documentado e publicado ao fim da visita aos 5 projetos selecionados.
De acordo com Daniel Plaut, a pesquisa é uma colaboração entre a Results for Development Institute e a Unicef na qual haviam 170 inscrições foram 5selecionados no mundo. " Estivemos conversando com os professores, coordenadores e as crianças pra entender os resultados. A partir do momento que ele foi selecionado, ele não é importante apenas para o Piauí ou para o Brasil, ele ficou importante para o mundo" enfatiza.
Para o governador Wellington Dias, a escolha do Programa mostra a que estamos no caminho certo. “Queremos uma Pátria Educadora. Nosso objetivo tem sido a qualidade da educação no Estado, e o pilar disso são nossas crianças aprendendo a ler e escrever na idade certa”, declarou.
A secretaria de Educação, Rejane Dias, disse que o fortalecimento da parceria entre o Estado e as prefeituras têm sido um dos pilares do sucesso do Programa. "Queremos elevar a educação desde a primeira fase para também corrigir distorções. Hoje 79 municípios estão engajados e a nossa meta é ampliar pra os 224 municípios.
Essa integração assim como a inclusão das pessoas com deficiência são fundamentais para os bons resultados.
O Palavra de Criança foi implantando pela primeira vez no Piauí em 2008, quando havia um índice de menos de 50% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabendo ler, escrever e compreender um texto simples. Segundo dados de 2013, 69,1% dos alunos até o 3º ano do ensino fundamental estão alfabetizados na idade correta.
O programa Palavra de Criança foi elaborado por profissionais da educação do Piauí e é referência para o programa nacional. A meta de 2015 é assegurar uma alfabetização integral para os alunos. “Nosso principal desafio é garantir a educação integral, sobretudo, com educação infantil e ensino fundamental. Estamos pensando na educação completa da criança de zero a 10 anos”, afirma Rui Aguiar.
Os oito objetivos do programa para este ano são:
- Acesso de cada criança à Educação Infantil aos quatro anos de idade;
- Todas as turmas de Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental cumprindo 200 dias e 800 horas letivas anuais;
- Todas as crianças frenquentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais;
- Todas as secretarias Municipais de Educação atendendo a condições básicas para acompanhamento pedagógico das ações da Educação Infantil e dos três anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Todo Centro de Educação Infantil e escolas promovendo ações de integração das famílias aos processos de aprendizagem de suas crianças;
- Todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização;
- Todos os professores (a) da Educação Infantil e dos três anos iniciais do ensino fundamental capacitados para fazer o acompanhamento individualizado da aprendizagem de cada criança de sua turma;
- Pelo menos, 70% das crianças em condições de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental.