Publicada em 26 de Fevereiro de 2016 �s 09h55
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) realiza, neste sábado (27), às 9h, a solenidade de abertura oficial do ano preventivo do projeto Mirim Cidadão. O evento será na sede do Batalhão de Policiamento das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone) e deve contar com a presença de várias autoridades.
De acordo com a coordenadora de Políticas Preventivas da SSP-PI, capitã Enyra Santos, o Mirim Cidadão atenfde crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo promover ações de políticas preventivas por meio de abordagens das questões sociais mais urgentes como prevenção contra o uso das drogas, educação sexual, ética, moral e construção de cidadania por meio de palestras, oficinas, acompanhamento pedagógico direcionado, atividades esportivas e lúdicas.
“Temos atualmente 42 núcleos em Teresina que assistem aproximadamente 5.010 crianças e adolescentes. No Interior, são 04 núcleos nas cidades de Campo Maior, Castelo do Piauí, Água Branca e Parnaíba, que trabalham com aproximadamente 4.000 crianças e adolescentes. Nossa intenção é levar atividades esportivas, aulas de comando coletivo e oficinas pedagógicas para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse a capitã.
Entre as novidades para este ano, os alunos receberão do secretário da Segurança, Fábio Abreu, o ônibus Mirim Cidadão, veículo apreendido em julho de 2015 durante a operação Holóphotos e foi revertido pelo Poder Judiciário após pedido de confisco dos bens de traficantes por parte da Secretaria da Segurança.
“O ônibus dará suporte ao projeto, no sentido de levar as crianças para os passeios ambientais e culturais. Vamos realizar, também, o transporte de crianças que moram na periferia e não possuem condições de locomoção até o núcleo”, salientou Enyra Santos.
Entre as primeiras atividades que estão programadas, os alunos do projeto devem passar por uma avaliação médica que será coordenada por profissionais do Hospital da Polícia Militar para saber o estado de saúde que elas se encontram. “Nossas crianças passarão por uma avaliação médica para saber se estão aptas à participar do Mirim Cidadão e, assim, evitar qualquer problema futuro”, destacou a capitã.
A solenidade deve contar com a presença de autoridades estaduais e municipais, lideranças comunitárias e membros dos conselhos comunitários de segurança.