Publicada em 19 de Maio de 2016 �s 15h55
Nos dias 27 e 28 de maio, o por do sol vai ser o sinal de que vem muita música boa por aí. Criado há alguns anos, o projeto Jazz na Praça passou a reunir grande nomes da música popular piauiense, durante a realização do tradicional Festival de Inverno de Pedro II. Este ano, o movimento retorna à Cidade Imperial, com uma proposta que visa resgatar a música instrumental para o festival.
De acordo com o músico Julio Medeiros, integrante do grupo Jazz no Fole, o festival nasceu da parceria de artistas que possuem o desejo de realizar um trabalho educativo e ao mesmo tempo musical. "A ideia consiste em levar dois dias de shows para a Praça Velha, no Centro Histórico da cidade de Pedro II, sempre no por do sol, buscando atingir públicos distintos e cobrir a área do entorno", detalha.
Os shows possuem caráter educativo e foram planejados a partir de uma metodologia que envolve música e diálogo com o público, buscando explicar didaticamente a função dos instrumentos e os estilos das músicas que serão tocadas. O evento é uma realização do Governo do Estado, através das secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.
O projeto Jazz na Praça abrange uma mistura de estilos e ritmos em que o baião e o jazz, por exemplo, se encontram harmonicamente. O mesmo ocorre com o samba e o baião, dentre outros processos híbridos praticados pelos músicos piauienses.
Confira a programação na íntegra, que acontece antes do início das apresentações do Festival de Inverno de Pedro II:
Dia 27 de maio 17h - Zero Oito Meia Trio 18h30 - Jazz no Fole e Geraldo Brito Dia 28 de maio 17h - André de Souza 18h30 - Ferdinand Melo e Wilker Marques