Publicada em 27 de Agosto de 2015 �s 17h13
O Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Professor Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença II (zona Sudeste), realizou, na manhã desta quinta-feira (27), mais uma edição do seu projeto de leitura.
Com o título “Literatura com aroma de café”, o projeto, iniciado em março, tem o objetivo de proporcionar aos educandos condições reais de interação ao mundo letrado. A proposta é que os jovens venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção aquele que ler. “Queremos fomentar o gosto pela leitura de obras literárias brasileiras fazendo com que os livros tenham sentido e estejam contextualizados, interpretados e com algum significado. Portanto, criamos situações para que o exercício da literatura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos”, afirma o diretor da escola, Carlos Eduardo Soares.
O diretor acrescentou ainda que o projeto vai até novembro e tem a participação de toda comunidade escolar. “Nesse momento os alunos estão fazendo exposição da biografia de dez autores brasileiros, selecionados dentre aqueles que mais foram cobrados na avaliação nacional do Enem ", explica Carlos.
Dentro da programação foi realizada palestra ministrada pelo escritor Piauiense, Jonas Piauí, e pelo médico Benjamin Pessoa. Na oportunidade o médico fez o lançamento do seu livro "Alma Sertaneja".
O Cefti O Cefti Raldir Cavalcante passou a ser de tempo integral no ano de 2009, o que possibilitou o maior contato com os alunos. Os alunos passam cerca de dez horas na escola, onde, além da grade curricular regular, têm aula de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio.
Com 391 alunos e com um dos melhores índices do Estado. Há cinco anos, a escola tem 0% de evasão escolar com aprovação de 98,78% e reprovação de 1,72%. Em 2007, o IDEB do Raldir Cavalcante era de 3.7. Em 2009 passou para 6.2 e em 2014 chegou a 7.1. Ficando entre as melhores do Estado.