Publicada em 09 de Setembro de 2015 �s 14h48
O projeto arquitetônico do Centro Integrado de Educação Especial de Parnaíba (Ciesp) foi apresentado, em reunião, na manhã desta quarta-feira (9), para a equipe o secretário de estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
A arquiteta da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), Samara Veloso, apresentou o projeto de reforma e ampliação da Escola Estadual Joais Rabelo a qual será implantado o Ciesp.
O Centro funcionará nos moldes do Centro Integrado de Educação Especial (Cies) de Teresina. O projeto consta com a criação de 37 salas, duas recepções, um refeitório, uma quadra de esporte, uma biblioteca, um auditório, uma piscina, salas para fisioterapia e psicomotricidade.
O objetivo do Ciesp é oferecer atendimento educacional especializado como condição para atender as exigências atuais do processo inclusivo, a produção de materiais acessíveis e a formação em exercício dos profissionais do Centro.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que a descentralização dos serviços do Centro de Educação Especial é muito importante para atender as necessidades educacionais das crianças com deficiência. “Muitas crianças necessitam de atendimento especial e o Ciesp oferecerá esse atendimento para essas crianças”, enfatiza Mauro Eduardo.
Ciesp O Ciesp é uma instituição ligada à Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), através da Gerência de Educação Especial, em Parceria com a Secretaria de Estado para inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
O Centro atenderá crianças e adolescentes com deficiência mental associada ou não a outras deficiências, na faixa etária de 0 a 14 anos, dispondo de uma equipe multiprofissional, que envolve professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, nutricionais, dentre outros profissionais.