A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí (CCJ), transformou em Indicativo de Projeto de Lei a proposta da deputada Liziê Coelho (PTB), que trata do atendimento a frequentadores de festas no Piauí. O projeto da deputada quer obrigar a presença de profissionais de saúde qualificados na prestação dos primeiros socorros aos foliões presentes nos eventos realizados no Estado.
Os eventos públicos e privados promovidos no Estado e que receberem o apoio do Governo por meio de patrocínios serão obrigados, segundo a proposta da parlamentar, a contratar profissionais especializados em primeiros socorros para garantir mais assistência daqueles que estiverem presentes em grandes eventos.
A autora da proposta diz que, “nos eventos abertos ao público, com um número elevado de frequentadores, é muito comum as pessoas terem mal-estar, tonturas, desmaios, além de acidentes e brigas; muitas vezes o rápido atendimento a essas pessoas é fator determinante para a sobrevivência delas. Por isso espero a sensibilidade do governo na sanção do indicativo”, acrescenta. Após a aprovação em plenário, ela espera o encaminhamento favorável da mensagem governamental à Assembleia Legislativa.
Além da obrigação do atendimento à saúde, a deputada frisa ainda que os empresários desobedientes à medida estarão passíveis de multas. O dinheiro arrecadado, explica Liziê, será destinado à reforma das escolas públicas estaduais, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.