Preocupado com o índice de evasão escolar, o deputado Rubem Martins (PSB) propõe a presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio do estado do Piauí.
De acordo com o parlamentar, a presença do psicólogo escolar facilitará o acompanhamento da rotina dos alunos, observância de mudanças de comportamento nas suas primeiras manifestações. “Essa presença constante é fundamental para estabelecer laços de confiança, inclusive com pais e responsáveis”, avalia.
Entre as atribuições do profissional na escola, o projeto de lei destaca a atenção especial à identificação de comportamento antissocial relacionados a problemas de violência doméstica; assédio escolar (bullying); abuso sexual e uso de drogas. O projeto de lei propõe ainda a atuação do psicólogo junto às famílias, corpo docente e discente através de intervenções sócio educativas e preventivas.
Para Rubem Martins as drogas, alcoolismo, famílias desestruturadas têm sido fatores que impedem o bom desenvolvimento escolar, por isso a importância de oferecer alternativas para a construção de um novo ser no espaço escolar, familiar e na sociedade.
“O profissional de psicologia tem um papel preponderante nas sociedade, instituições, principalmente na atualidade, onde os índices de violência tem afetado o aluno em seus espaços de convivência”, justifica.
A matéria atribui a Secretaria Estadual de Educação e Cultura SEDUC a responsabilidade de coordenar a inserção dos profissionais de psicologia nas escolas públicas da rede estadual de ensino (I.M)
Edição: Caio Bruno