Um projeto desenvolvido no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina, vem transformando a vida de muitas mulheres que precisam trabalhar e não tinham com quem deixar os filhos no período em que estão fora de casa. O Espaço ‘Amor de Tia’ acolhe crianças que ainda não possuem idade suficiente para serem matriculadas em uma creche.
Maria Huliara trabalha como caixa em uma loja no Centro de Teresina e comemorou a inauguração do espaço em seu bairro, pois segundo ela, foi após a chegada deste projeto que ela conseguiu sua independência.
“Minha rotina começa às 6h. Organizo as coisas de casa e do Mauricio, meu filho que tem um ano e nove meses, para deixá-lo no Espaço. Lá, as cuidadoras têm todo preparo para lidar com as crianças. Eles cuidam dos bebês como verdadeiras tias enquanto trabalho”, disse Maria Huliara.
O Espaço de Convivência Amor de Tia cuida foi inaugurado há dois meses e até momento atendem 64 mães. "Nós temos rodas de conversas, debatemos temas importantes para nossos filhos e quando os maridos tentam dificultar a convivência, as cuidadoras vão a nossas casas para dar um suporte. O trabalho aqui é muito bom", afirmou uma das mães.
No local, o atendimento é prioritário para as mulheres com vulnerabilidade social. Quem deseja participar deve procurar o CRAS do bairro e fazer a solicitação. As mães que conseguiram uma vaga aprovaram o projeto.
Adriana Rodrigues, coordenadora do Projeto Amor de Tia, explica a sistemática do local. “Nós recebemos as crianças com idade de 1 ano e 9 meses, enquanto as mães fazem cursos de capacitação ou estão trabalhando".