Publicada em 14 de Junho de 2015 �s 08h46
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), a convite da Coordenadoria da Juventude, esteve, neste sábado (13), na cidade de Oeiras, com o Projeto Cidadania Ativa. A novidade desta edição foi o serviço de estética que apresentou às mulheres diversas alternativas de penteados, valorizando e fortalecendo a cultura afro.
O Projeto Cidadania Ativa fez parte da programação da 3ª Conferência da Juventude e ofereceu serviços como fotografia documento, primeira via do Registro Geral (RG), orientação sobre os principais programas federais como o Bolsa Família e Passe Livre para idosos e para pessoas com deficiência; espaço infantil, com pintura de rosto e pintura de desenhos; espaço da beleza, com manicure, limpeza de pele, corte de cabelo, hidratação e o serviço de estética afro, que foi bastante procurado.
De acordo com a oficineira Chiquinha Aguiar, responsável pela transformação de diversas mulheres, a procura pelo espaço de estética afro se deu porque apresentou às mulheres várias opções de como arrumar os cabelos sem ter que recorrer à chapinha. “Neste espaço, mostramos as mulheres formas de arrumar seus cabelos, sem precisar alisar, fazer escovinha ou pranchar, usando materiais simples, como fitas coloridas, linhas ou fibras de cabelo”, informou.
Chiquinha chama atenção ainda para o fato de o estante divulgar a cultura negra. “Fazemos vários penteados que valorizam a beleza do cabelo da mulher, principalmente da mulher negra. A mulher precisa ver o belo no diferente e elevar sua autoestima”, completa a oficineira.
Francilene Neves foi uma das mulheres que topou a transformação. Ela, que tinha o cabelo bem curto, ganhou longas tranças. “Quando cheguei para falar com a Chiquinha achei que não teria jeito para o meu cabelo porque ele estava muito curto e quebrado por causa do uso de tintas e alisantes. Agora estou me sentindo linda - uma nova mulher - e já não penso mais em alisamento”, diz ela.
Eliane Neves também saiu de bem com a vida assumindo cachos de fibra de cabelo. “Quando soube que estavam fazendo estes penteados lindos, deixei as panelas no fogo e vim me arrumar também. Voltarei para casa e farei uma surpresa a todos. Meus cabelos já estavam bem maltratados e agora estão lindos! Adorei a oportunidade de poder arrumar meu cabelo assim, aqui nesse projeto”, enfatiza ela.
O secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebelo, esteve no local, viu alguns dos resultados e ficou muito satisfeito com a novidade. “É muito bom ver estas mulheres usando nossos serviços e saindo daqui lindas, felizes... Queremos que mais pessoas possam fazer uso destes e de todos os nossos serviços e para isso o Cidadania Ativa já tem uma programação extensa para visitar muitos outros municípios", declarou.
De acordo com a coordenadora do Cidadania Ativa, Helena, a partir de agora, o serviço de estética afro passa a fazer parte das caravanas do Projeto. “Em breve teremos outras novidades, focando políticas afirmativas”, frisa ela.