Uma oportunidade de ser reconhecido no meio profissional de acordo com a experiência adquirida ao longo da vida: essa é a proposta da Rede Estadual de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI). O novo programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferece oportunidade aos jovens, a partir de 18 anos, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas em uma determinada área.
Isso significa que quem exercia um cargo, sem um curso específico, com o Certific-PI vai poder ser reconhecido formalmente com um diploma em mãos. É o caso dos 77 trabalhadores que estão participando da primeira etapa do processo, entre eles Josimar Ribeiro, técnico pleno em transmissões de longa distância. “Trabalho há 18 anos na área de telecomunicações, mas as viagens por conta do trabalho não me permitiam estudar. Há dois anos me mudei para o Piauí e agora vi, no Certific, uma grande oportunidade de me qualificar e finalmente ter um certificado na minha área de trabalho”, disse o técnico.
A psicóloga do Certific, Marina Nery, explica que o programa é um processo de reconhecimento de saberes profissionais e tem uma natureza educativa, formativa, avaliativa e certificadora. “Pensando nessa perspectiva, o Certific objetiva certificar trabalhadores que já estão há muitos anos na área, mas não têm o certificado que comprove tanto o conhecimento quanto a experiência. Portanto, está proporcionado a trabalhadores e empresas, além de qualificação, a expansão do mercado de trabalho”, destaca Marina.
A primeira turma do programa encontra-se em fase de conclusão, com previsão para que os profissionais recebam a certificação de 240 horas em junho. São técnicos em telecomunicações ávidos pelo primeiro diploma. “É um processo inclusivo, que se adequa à realidade do trabalhador, com as aulas à noite, adaptando à rotina de trabalho da turma, que precisa viajar, dar plantão, então, o processo, por ter essa natureza, de pensar nesses aspectos, o trabalhador foi muito contemplado nesse sentido”, frisa a psicóloga.
O paulista Marcelo Oliveira Capuchinho, chegado há pouco mais de um ano dos Estados Unidos, onde trabalhava, encontrou no Piauí uma oportunidade única de ter sua experiência profissional reconhecida por meio da certificação. "Trabalhei toda a minha vida com jornalismo e transmissão de TV, vinte anos nos Estados Unidos, onde aprofundei meus conhecimentos em telecomunicações cuidando da parte técnica da transmissão de jogos esportivos. Quando retornei ao Brasil, fiquei sabendo do Cetific em âmbito nacional e que o Piauí era o único a oferecer o programa na área que almejava. Aí, não pensei duas vezes", observa o trabalhador.
Impacto positivo na vida do trabalhador
O Certific está sendo responsável, ainda, por gerar um impacto na autoestima do trabalhador, no intuito de que ele ressignifique sua prática profissional, bem como se sinta valorizado e que passe a acreditar no trabalho e no seu potencial, o que resulta em uma melhor produtividade.
A psicóloga conta que o programa gera impacto positivo na vida do trabalhador. “Com o Certific, os trabalhadores têm a oportunidade de se lançarem no mercado de trabalho com mais respaldo, inclusive técnico, e de as empresas contarem com colaboradores certificados. O trabalhador, com o certificado em mãos, pode, em qualquer lugar desse país, conseguir uma comprovação efetiva dos seus saberes”, ressalta Marina.
“Sempre temos algo novo para aprender, mesmo com anos de experiência prática. Está sendo excelente participar e compartilhar novos conhecimentos com os colegas. Já estou ansioso pelo meu certificado, ele vai me oportunizar uma melhor colocação no meu trabalho e com o no do Governo do Estado, meu currículo será valorizado”, afirma Josimar.
Expansão do programa
Segundo o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, o Certific-PI é mais um investimento do Governo do Piauí para qualificar a mão de obra, estimular a geração de emprego e renda e estar atraindo trabalhadores de outros estados do país, que buscam o reconhecimento acadêmico da experiência profissional adquirida no decorrer de anos de trabalho.
"O Certific é uma novidade no Brasil e o Piauí sai mais uma vez na frente com um excelente projeto, onde damos oportunidade de certificação para pessoas que possuem uma profissão, mas não têm o devido reconhecimento. O objetivo desse programa é garantir a valorização dos saberes dos trabalhadores de áreas específicas que ainda não têm a diplomação, mas que agora poderão adquiri-la”, destaca o gestor.
O programa será ampliado no segundo semestre de 2019, com a oferta de mais certificações em outras áreas. A ideia é expandir o Certific para as áreas da construção civil, hotelaria e artesanato, contemplando outros profissionais.
Etapas de reconhecimento de saberes
Etapa 1 - O trabalhador participa de palestras e atividades específicas;
Etapa 2 - Entrevista multidisciplinar com psicólogos, onde o trabalhador relata a sua trajetória profissional, elencando os pontos importantes da profissão;
Etapa 3 - São realizadas avaliações coletivas e elaboração do mapa da vida profissional;
Etapa 4 - É feita uma avaliação do desempenho profissional, onde o trabalhador faz prova escrita e prática da sua área de atuação.
· No caso de o trabalhador não ter escolaridade compatível, ele é encaminhado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para retomar os estudos.
Certificações ofertadas
- Cabista de Sistema de Telecomunicações;
- Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia;
- Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação;
- Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia e Instalador;
- Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.