Publicada em 26 de Abril de 2016 �s 14h45
A TV Antares apresenta, nesta terça-feira (26), às 16h30, mais um programa Interpretação, apresentado pelo jornalista Sérgio Fontenele. Transmitido ao vivo, pela primeira vez, o programa de hoje terá como convidado o cientista político e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcos Damasceno. O intelectual falará sobre a atual situação política do país, com a aprovação, na Câmara dos Deputados, da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Durante o programa, o cientista político fará uma análise da crise, incluindo a tramitação do processo de impeachment no Senado e a repercussão de um possível afastamento provisório da presidente, por um prazo de até 180 dias. Admitindo a hipótese do Senado aprovar, por maioria simples, a admissibilidade do processo, a presidente terá que se afastar do cargo, sendo substituída, provisoriamente, pelo vice-presidente, Michel Temer.
Marcos Damasceno discorrerá sobre o que deve acontecer no país, na hipótese da admissibilidade do processo de impeachment ser aprovada no Senado, e se a situação política e econômica deverá se agravar ou melhorar. Além disso, o cientista político deverá tecer considerações a respeito de como será o governo Michel Temer, quais os maiores desafios, e se o fato de ser um governo provisório não irá dificultar ainda mais a sua situação.
Temática do impeachment
A temática relacionada ao impeachment é recorrente no programa Interpretação, e, segundo o jornalista Sérgio Fontenele, se justifica pela importância histórica do fato. “Vivemos um momento, para o bem ou mal, no qual as repercussões do afastamento ou não da presidente Dilma deverão definir os rumos do País ao longo dos próximos anos ou décadas. Por isso, estamos dedicando nossas atenções ao assunto, procurando informar nosso telespectador da maneira mais ampla possível”, comenta o apresentador.
É possível acreditar numa pacificação do país, em nome de um governo Temer? E as forças de esquerda continuarão contrários ao que definem como golpe? São questões a serem discutidas com o cientista político.
O programa Interpretação será reprisado na próxima sexta-feira (29), às 22 horas, e no sábado (30), às 16h30.