Publicada em 19 de Maio de 2014 �s 12h10
“Quero aprender outro idioma, porque sei que é importante aprimorar o meu conhecimento. Estudar no exterior será a realização de um grande sonho”, foi o que comentou Alana Stefanny, aluna do 1° ano do Ensino Médio, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Freitas Neto, na manhã desta segunda-feira (19), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).
Alunos de diversas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino estiveram presentes à Aula Inaugural do Programa de Intercâmbio Educacional Aprender é uma Viagem. Nesta nova etapa, 700 alunos do 1º ano do ensino médio, de escolas públicas do Estado, assistirão às aulas dos cursos intensivos, podendo optar por idiomas como inglês ou espanhol. Desses, 180 são de Teresina e 520 do interior do Piauí.
O secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano Dourado, participou do evento e destacou a importância do Programa. “Estamos muito felizes em dar continuidade a este trabalho. Esta é a melhor forma de guiar a nossa educação, investindo e dando suporte aos que se dedicam aos estudos. O Aprender é uma Viagem é um ótimo caminho para a melhoria do futuro dos nossos alunos”, ressaltou.
Na oportunidade, professores, pais, alunos e autoridades acompanharam a solenidade que marcou o início das atividades do Programa. "Os resultados do Intercâmbio são muito bons. Hoje, atendemos 32 municípios piauienses. São 120 estudantes fora do Brasil e nenhum problema atrapalhou o andamento do processo de ensino e aprendizagem. Os intercambistas estão muito felizes com a oportunidade. Para esta nova fase, a expectativa também é muito positiva", explica Ivanilde Castro, diretora de Planejamento da Seduc.
Os alunos da primeira fase devem retornar ao Brasil no próximo mês de junho e, nesta terça-feira (20), os estudantes que participarão da nova seleção já iniciam as aulas de preparação.
Após o curso intensivo, serão selecionados os alunos que estarão aptos a embarcarem para países como Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, para os que escolherem o idioma inglês, e Argentina, Espanha e Chile, para os que optarem em aperfeiçoar os conhecimentos na língua espanhola.