Publicada em 26 de Novembro de 2013 �s 14h32
Cinco sistemas de abastecimento de água serão implantados em Cajueiro da Praia através do programa “Água para todos”. As famílias das comunidades beneficiadas já foram cadastradas. Depois dessa etapa, será elaborado o projeto e encaminhado à Superintendência do Desenvolvimento Rural (SDR), que já licitou a empresa responsável pelas obras. “Buscamos junto ao Governo do Estado esses programas. Sabemos da dificuldade em levar água às comunidades mais distantes e isso representa um avanço para o município”, destacou a prefeita Vânia Ribeiro, que foi aos povoados conversar com moradores e acompanhar o cadastramento.
Um comitê gestor também acompanhou essa etapa junto às famílias beneficiadas. “Cada sistema de abastecimento está orçado em R$ 113 mil. Estamos fazendo o levantamento de campo, junto às famílias, onde realizamos um estudo de viabilidade. Vamos levar esse levantamento à SDR, que repassa ao construtor e só depois retornamos ao município para fiscalizar as obras”, explica o engenheiro civil José Victor Nunes, da empresa responsável pelo projeto.
O secretário da Saúde do município, Raimundo Nonato de Brito, destacou que a implantação dos sistemas vai beneficiar as comunidades mais carentes, algumas ainda abastecidas por carro-pipa, por conta da dificuldade em levar água a essas localidades. O secretário diz ainda que, além da implantação de novos sistemas, o projeto prevê a readequação de sistemas já existentes. “Como é o caso da localidade Árvore Verde, onde o sistema atende metade da população. Agora vamos trabalhar para melhorá-lo”, declarou.
A prefeita disse ainda que está sendo feita a recuperação de três açudes e que até o fim do ano o município deve ser contemplado com a construção de cisternas. “Vai ajudar a resolver o problema da falta d’água na região”, acrescentou o secretário. As comunidades beneficiadas com o “Água para todos” são: Tocos, Boa Vista, Lagoa de São José, Terra Nova e São Domingos.