Publicada em 04 de Dezembro de 2013 �s 20h30
Luzes, canções e um clima de sentimentos positivos marcaram a estreia da programação natalina do Palácio de Karnak, na noite desta quarta-feira (4). A abertura ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Teresina e dos corais da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade Federal do Piauí.
Este ano, a decoração dos jardins do Palácio destaca materiais regionais e evocam os símbolos do Natal. "Desta vez, o artista plástico Ulisses Lustosa criou os anjos, sinos e trenó com sisal e preparou 18 pinheiros que se unem às carnaúbas", pontua a chefe do cerimonial do Governo do Estado, Mara Beatriz.
Segundo ela, a programação cultural seguirá até o dia 23, sempre às terças, quartas e quintas. Entretanto, os jardins ficarão abertos de segunda a sexta das 8h às 22h até o dia 6 de janeiro de 2014.
O governador Wilson Martins diz que este ano para agradecer a todos que trabalharam pelo estado. "Conseguimos crescer três vezes mais que o país no PIB. Tivemos resultados expressivos na Educação e antecipamos metas que deveriam ser cumpridas em 2015 e 2017. Somos o estado que mais decresceu no analfabetismo. São resultados expressivos que mostram a evolução do Piauí", declarou.
Wilson também elogiou a decoração do Palácio. "Se ano passado estava bonito, este ano está mais ainda. Uma maravilha. Por isso, quero convidar a todos os piauienses a visitarem o Karnak nesta época que marca o nascimento de Jesus e na qual ressaltamos a importância de reforçarmos os laços familiares. Que Deus possa nos dar mais vitórias e fé para seguirmos construindo a Justiça e Paz para cada homem e cada mulher do Piauí", pontuou.
A artesã Maria do Socorro Bezerra, 53 anos, disse que ficou impressionada com a decoração deste ano. '"Todos os anos eu venho e vejo a programação. Achei as esculturas lindas, coisa de primeiro mundo. Impressionante como o artista conseguiu usar a juta e a palha e transformar em algo tao sofiscado. O trabalho ficou muito bonito", disse.
A abertura da programação ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Teresina que apresentou um repertório clássico com músicas como "O Mio Bambino Caro" e canções tradicionais populares natalinas. "É um repertório executado por várias orquestras. Esta é uma das nossas primeiras apresentações, mas ainda vamos nos apresentar em vários lugares este mês", ressalta o maestro Aurélio Melo, responsável por reger a orquestra de 65 componentes, além de três solistas e dos dois corais.