Publicada em 09 de Junho de 2015 �s 09h10
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou, na noite da segunda-feira (08), a aula inaugural do Programa Capacita Suas (CapacitaSuas). O evento aconteceu no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, em Teresina.
A aula inaugural contou com a presença da secretária adjunta da Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS), Paula Montagner, do governador do Piauí, Wellington Dias, da secretária estadual da Educação, Rejane Dias e do secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebêlo, entre outras autoridades.
O Capacita-Suas tem o objetivo de qualificar profissionais que atuam diretamente com políticas da assistência social, em especial gestores e técnicos, que trabalham nos Cras e Creas dos 224 municípios do Piauí e que são graduados.
Nesse primeiro momento, os profissionais em capacitação terão acesso aos cursos de “introdução ao provimento dos serviços e benéficos socioassistenciais do Suas e a implementações de ações do Plano Brasil Sem Miséria”. As aulas serão ministradas no Instituto Camilo Filho. em Teresina. Ao todo, foram disponibilizadas 1.135 vagas, divididas em 28 turmas. O curso terá carga horária de 40 horas. Cada turma terá cinco dias de aula. O CapacitaSuas seguirá até o dia 09 de outubro.
“É um grande prazer estar aqui, no Piauí, representando a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para participar da aula inaugural desse tipo de capacitação, que é muito importante para Região Nordeste. Precisamos valorizar e capacitar os profissionais que lidam diretamente com as politicas públicas da assistência social, para que essas politicas cheguem a todos, em todos os municípios do Piauí. A assistência social precisa ser universalizada“, destacou a secretária adjunta da Avaliação e Gestão da Informação do MDS.
“Esse tipo de capacitação é muito importante para valorizar os profissionais da assistência social e prepará-los para os novos desafios, que são cada vez maiores. Nos últimos anos, as dificuldades são tantas que, inclusive, parlamentares têm tido problemas para destinar Emendas Parlamentares voltadas a essa área. Não podemos deixar de ressaltar a importância da existência da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)”, acrescentou o governador Wellington Dias.
“É com muita honra que iniciamos hoje o CapacitaSuas. Nessa gestão, reunimos todos os nossos esforços para dar resolutividade a execução a esse programa. Reconhecemos a importância do Capacitasuas, que vem contribuir para qualificação sistemática e continuada de recursos humanos desta área, promovendo cada vez mais a profissionalização da assistência social”, finalizou o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.