O calendário escolar da rede municipal de ensino está seguindo normalmente. As aulas iniciaram no dia 06 de fevereiro em 90% das escolas municipais de Teresina, que decidiram não aderir à greve para realizarem as atividades acadêmicas planejadas para este ano.
O Centro Municipal de Educação Infantil Vila Pantanal II é um exemplo dessa situação. Os professores apóiam as lutas do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), mas as aulas não param. Segundo a diretora, Raimundinha Soares, a escola dá total apoio à luta pelos diretos, mas não acha justo parar as aulas, "pois os alunos acabam se prejudicando", afirma.
A greve de professores proposta pelo sindicato chama a atenção para reivindicações que já estão sendo encaminhadas pelo secretário municipal de Educação, professor Paulo Machado. Segundo o secretário, praticamente todos os pontos destacados pelo Sindserm são também propostas da SEMEC para este ano, como a reforma nas escolas e reajuste do salário dos professores, o que facilita o acordo.
Uma nova tentativa de negociação será feita na próxima segunda-feira(13), indicando o fim da greve e a volta às aulas nas 12 escolas paralisadas. Os diretores das escolas pretendem reunir os professores no mesmo dia para definirem o retorno às atividades.