Publicada em 16 de Setembro de 2013 �s 15h27
No último sábado (14), foi realizada a I Mostra Fotográfica de Prática Pedagógica Interdisciplinar. O evento foi organizado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e aconteceu na Universidade Estadual do Piauí/campus Torquato Neto.
A mostra teve como objetivo desenvolver e estimular práticas educativas que envolvam as temáticas desenvolvidas na área de Geografia e História, ministradas na primeira etapa do Ensino Fundamental. Tanto os professores em exercício na rede pública do Parfor, como os alunos da disciplina de Prática Pedagógica Interdisciplinar VI do curso de Pedagogia, tiveram a oportunidade de mostrar o resultado das aprendizagens adquiridas no decorrer do 2° período de 2013.
As temáticas do evento foram, Metodologia desenvolvida/projeto 1: O homem e as suas Múltiplas Vivências no seu Contexto Histórico e Geográfico, a qual foi dividida em cinco oficinas temáticas, de acordo com as séries do ensino fundamental. 1° ano: Eu, o tempo e as pessoas; 2° ano: Eu, a comunidade e o lugar; 3° ano: Eu, e os lugares da cidade; 4° ano: Gentes de todo o jeito e todos os lugares; 5° ano: Gentes que se organizam. O outro projeto foi Conhecendo a Suíça Piauiense: Experiência Prática de Contextualização Histórica e Geografia da Cidade de Pedro II - PI, onde foi explanado das práticas educativas sobre a necessidade e utilização de aulas-passeio como metodologia diversificada e necessária ao ensino de história e geografia na educação básica.
Além das exposições fotográficas, houve as apresentações culturais da Banda Escola Maestro Tom Jobim, composta por alunos e ex-alunos da Escola Municipal Lisandro Tito de Oliveira. A banda tocou vários ritmos que atraíram a atenção do público presente. O Grupo de Dança da Escola Aberta/Escola da Gente também se apresentou com duas coreografias, uma representando a cidade de Teresina e outra evidenciando a água, terra e natureza.
As diretoras da escola Lisandro Tito, Lucinete Machado, professora pesquisadora do evento, e Andrea Carla, estiveram presentes no evento. Para Lucinete, a banda e o grupo de dança são instrumentos pedagógicos interdisciplinares que auxiliam no aprendizado das crianças e ainda citou as etapas para que chegasse à conclusão da disciplina de Práticas Pedagógicas Interdisciplinares VI. "Os projetos foram iniciados em sala de aula, em seguida houve a escolha das escolas, depois houve a prática nos colégios escolhidos e por fim esta mostra fotográfica com os resultados", explicou Lucinete Machado.
Francisca Oliveira e Elane Brito, que são alunas de Pedagogia comentaram sobre como foi a realização de seus projetos nas escolas escolhidas. "Tivemos dificuldade por conta do tempo, pois ainda estávamos com a disciplina de Estágio Supervisionado, mas a execução do trabalho nas escolas correu tranquilamente, sem dificuldades", destacaram as duas alunas. Enquanto Francisca Oliveira abordou uma metodologia diferente para chamar a atenção das crianças em sala de aula na Escola Municipal XV de Outubro (próximo ao Parque da Cidade), Elane Brito desenvolveu suas atividades após o intervalo das aulas, no pátio da Escola Municipal Monteiro Lobato (Residencial Esplanada).
A coordenadora do curso de Pedagogia do Parfor, professora Maria de Jesus, disse ter gostado dos trabalhos apresentados e parabenizou as "alunas professoras". "Vocês estão todos de parabéns, as apresentações foram ótimas. Em nome do Parfor agradeço e parabenizo o esforço e dedicação de todos por terem realizado este bonito evento", finalizou a coordenadora.