"No mundo atual a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. O Governo do Estado tem investido muito para assegurar que professores e alunos estejam inseridos nessa nova realidade. Hoje os professores do Ensino Médio estão recebendo os aparelhos para que possam realizar seu trabalho de forma mais interativa com seus alunos".
Foi dessa forma que o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, deu início à entrega dos 2.345 tablets educacionais para professores do Ensino Médio da rede estadual, das Gerências Regionais de Educação de Teresina. Ao todo serão entregues 9.300 tablets para todos os professores da Rede Pública Estadual de Ensino que estão em sala de aula.
Francisca Teixeira, professora de Língua Portuguesa acredita que o equipamento será de extrema importância para o trabalho em sala de aula. "Esses tablets irão nos ajudar a dinamizar as aulas, torná-las mais atrativas. O mercado mundial exige um professor em transformação, atento às modificações e as novas tecnologias são uma realidade que vieram para ficar".
Para Alberto Machado, gerente da 21ª Gre, "o tablet, junto com as lousas interativas, torna o processo de aprendizagem mais atrativo para esses alunos que estão sempre antenados com as mais novas tecnologias. Além do fato de dar aos alunos um sentimento de orgulho de ver sua escola, aqui no Piauí, no mesmo nível de uma escola de primeiro mundo, com equipamentos e tecnologias usadas mundialmente".
Tablets já vêm preparados para dinamizar as aulas
O Programa Educação Digital tem como objetivo subsidiar o professor que atua no Ensino Médio, de instrumentos que possam contribuir com a integração da sala de aula com as tecnologias de comunicação e informações disponíveis na atualidade.
O tablet educacional chega ao professor com conteúdo pedagógico, livros e outras informações que irão ajudar na preparação do professor a fim de que ele possa melhor desenvolver seu trabalho em sala de aula.
Para implantação do Programa no Piauí, foram investidos mais de R$ 5 milhões, verba proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), com contrapartida do Tesouro Estadual.
Escolas do Estado se consolidam na era digital
"Além do tablet para o professor, as escolas estão sendo equipadas com outros equipamentos, como a lousa eletrônica e projetores interativos", declara Alzira Coelho, coordenadora de Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
"Esta é uma iniciativa excelente do governo do Estado e da Seduc, que entra definitivamente para a era tecnológica. Uma ferramenta dessa nos ajuda a interagir e fazer intervenções junto aos alunos de forma mais dinâmica", comemora Reginaldo Araújo, professor de Matemática.
Para que os professores possam aproveitar melhor todos os recursos integrados ao equipamento, o Programa Nacional de Formação Continuada Proinfo Integrado irá oferecer cursos de formação explorando as possibilidades de aproveitamento pedagógico do tablet.